quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Lutando contra tubarões

 


Conta uma folha chilena o seguinte extranho caso occorrido no mar:

"Navegava o vapor Coquinho, que acaba de entrar em Valparaiso, proximo á costa entre Mellendo e Arica, quando um homem de bordo julgou vêr ao longe um vulto, que lhe pareceu monstro marinho ou embarcação pequena, e avisou do que via ao capitão do porto:

A noticia espalhou-se logo a bordo e todos trataram de armar-se de occulos de alcance, procurando cada qual ser dos primeiros a descobrir o que era. O navio manobrou de modo a approximar-se do vulto.

Em dez minutos estava á distancia bastante para distinguir-se um bote submergido até o meio, tendo dentro um homem armado com um pedaço de remo a defender-se contra quatro tubarões, que investiam contra elle.

O homem n'aquelles angustioso momentos defendia-se valentemente, enxotando a pauladas os tubarões que se chegavam cada vez mais com as fauces hiantes.

Do Coquinho acudiu-se logo em soccorro do naufrago, que foi içado para bordo por uma corda, Os tubarões ainda assim o perseguiram, indo um d'elles arrancar-lhe um pedaço de calça na occasião em que o homem subia pelo costado do vapor.

A bordo viu-se que o heróe de tão tragica aventura estava esvahido em sangue e com o corpo todo ferido.

Declarou em inglez e italiano que era grego, que adormecera em um bote proximo á costa de Molendo e que, quando accordou, viu se no alto mar e cercado de tubarões.

O mais mysterioso do caso é que, chegando o Coquinho a Arica, o grego desappareceu sem que ninguem soubesse para onde tinha ido.

Do inquerito a que procedeu a policia, resultaram fortes presumpções que o tal naufrago devia pertencer á tripolação de algum barco de piratas da costa, que talvez houvesse assassinado a algum companheiro e fugido para o mar."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS),  11 de Julho de 1889, pág. 02, col. 01

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...