domingo, 13 de fevereiro de 2022

João Clapp

 



Um telegramma de Petropolis deu-nos hontem a dolorosa noticia da morte de João Clapp. Era um nome muito conhecido, não só nesta capital, como em todo o paiz, e embora fosse sabido que pertinaz enfermidade o impossibilitava em absoluto da vida activa, não deixou de causar magua sincera o telegramma luctuoso da visinha cidade.

O finado foi um commerciante honrado, de credito solido em nossa praça.

Mas não é esse o traço principal da vida de João Clapp. Foi muito mais elevado o feitio de seu caracter que o evidenciou, foi muito mais nobre a phase da sua carreira publica que chegou ao conhecimento de todos.

João Clapp foi um abolicionista correcto, um batalhador intrepido, em beneficio dos miseros captivos.

Foi elle o fundador do Club dos Libertos. A Confederação Abolicionista, esta cidadella formidavel em que se abrigavam os defensores da santa causa, tinha-o sempre no posto mais difficil de combate.

Em qualquer parte em que era necessaria a sua auctoridade para a liberdade de um escravo, elle não se fazia demorar, e rapido se consummava a obra da restituição de um homem ao sei da Liberdade.

É com este glorioso titulo de abolicionista que João Clapp descerá ao tumulo hoje, ás 9 horas, cercado da saudade e do respeito de seus concidadãos.

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 12 de Dezembro de 1902, pág. 01, col. 07

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...