sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Carnaval de 1954



São dois trechos extraídos de jornais que separei e percebi o alcance do fato. O Carnaval leonense de 1954 possui uma importância ímpar: foi o primeiro que teve à disposição iluminação pública permanente até a madrugada. Nota-se que havia uma participação muito ativa da comunidade na organização da festa, igualmente. Abaixo a reportagem do "Diário Popular" de 13 de fevereiro de 1954:
Carnaval no Capão do Leão
No amplo salão do sr. Manoel Selmo, na Vila do Capão do Leão, será realizado, hoje, à noite, grande festa carnavalesca, em homenagem ao Fluminense F.C., das Pedreiras do Estado. As danças serão ritmadas pelo "Jazz Royal", não sendo permitido o uso de máscaras, podendo os rapazes tomarem parte com camisetas esportes. De Pelotas haverá ônibus, às 21 horas, saindo do Abrigo Municipal, fila do Capão do Leão.
Este seria o "baile oficial" da vila. Mais adiante, observar-se-á as comemorações ao ar livre na terça-feira de Carnaval (Diário Popular, 18 de fevereiro de 1954):
Carnaval no Capão do Leão
Também promete revestir-se de muita alegria o carnaval na populosa Vila do Capão do Leão, sempre entusiamada com os festejos do Momo. Para isso, a Comissão Carnavalesca daquela localidade pretende ornamentar a Praça João Gomes, por onde desfilarão os blocos e cordões burlescos, os quais participarão de um concurso, conforme tem acontecido anualmente.
A propósito recebemos o seguinte ofício da Comissão de Carnaval do Capão do Leão: " Capão do Leão, 15 de fevereiro de 1954. Ilmo. Sr. Redator do 'Diário Popular', Pelotas. Presado Senhor. - Temos o prazer de levar ao conhecimento de de V.S. de que esta sociedade consoante ao que vem realizando nos anos anteriores organizou a seguinte programação para este período carnavalesco."
1) - Ornamentação da Praça João Gomes, nos dias de carnaval.
2) - Realização do concurso entre os blocos e conjuntos locais, com prêmios aos primeiros colocados.
Neste ano o carnaval do Capão do Leão promete um movimento e animação inusitada, contribuindo em muito para isso a iluminação provisoria que já será feita pelos motores da Prefeitura Municipal.
Os blocos que saíram á rua no ano passado, inclusive o "Urso da Bica Municipal", vencedor do concurso de 1953, vêm se reunindo regularmente, tendo sido realizados diversos bailes como fonte de recursos para maior brilhantismo do carnaval leonense.
O vencedor do concurso, além de fina taça, terá conduções á disposição para participar do desfile promovido pela Comissão de Carnaval.
Sem outro motivo de momento aproveitamos o grato ensêjo para reiterar a V.S. os protestos de elevada estima e distinta consideração, com que nos subscrevemos, atenciosamente - Maximo Aquini Begeres, presidente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...