domingo, 5 de abril de 2020

Sobrenome Melitão


"MELITÃO - Sobrenome português de origem espanhola. É um patronímico do nome arcaico ibérico 'Mélito' ou 'Meliton'. Nome de um dos santos mártires de Tabestes. Variante: MILITÃO."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 10 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Froes


"FROES - Sobrenome arcaico. Vem do latim 'Florici', patronímico de 'Florius', 'Florus' ou 'Floro', derivado de 'flos, floris', isto é, flor. Tem correspondência com o sobrenome Flores."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 11 de Dezembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Branco


"BRANCO - Primitivamente alcunha. É auto-explicativo. Do germânico 'blank' e do latim 'blancus'. Também é nome de numerosos acidentes geográficos: cabos, golfos, lagos, motes, rios, etc.

Personalidades: Manuel Alves Branco, jurisconsulto e político brasileiro (1788-1873); Manuel Bernardes Branco, erudito português (1832-1900)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Outubro de 1990, pág. 04

Theodosio Martins de Oliveira Menezes


"Dr. Theodosio Menezes

Na cidade de Pelotas, a Patria noticia o fallecimento, em Portugal, do dr. Theodosio Martins de Oliveira Menezes, medico, que durante longos annos residio na cidade do Rio Grande.

Dando a triste noticia, accrescenta a Patria:

'O illustre finado, que era natural de Vizeu, residio durante muito annos na cidade do Rio Grande, lugar para onde foi nomeado consul portuguez, em 1845, pelo governo de d. Maria II.

No exercicio d'esse cargo, tão salientes serviços prestou aos nossos compatriotas, que o governo de sua magestade agraciou-o com a commenda de Christo, em signal de recompensa.

Casando-se com a exma. sra. d. Maria Julia Lecour, natural de S. José do Norte, retirou se annos depois para Portugal, de onde regressou a esta provincia em 1856, vindo encontral-a a braços com a terrível epidemia do cholera.

Cumprindo com heroismo um dos mais sagrados deveres de sua profissão, o dr. Menezes dedicou-se desde logo com devotamento ao tratamento dos cholericos, sendo afinal atacado tambem d'esta molestia.

Em 1869 deixou para sempre esta provincia, regressando a Portugal, que assim o exigia a administração de seus bens.

O sr. dr. Menezes era aqui geralmente estimado, principalmente na cidade do Rio Grande, onde contava sinceros amigos, conquistado pela nobreza de seu procedimento e pela elevação de suas qualidades.

- Ao nosso co-religionario e collega Theodosio Menezes, digno filho do finado, apresentamos as expressões sinceras de nosso pezar pelo doloroso golpe que acaba de soffrer."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Novembro de 1886, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...