terça-feira, 5 de março de 2019

Histórico do Município de Flores da Cunha/RS


"Em 1877, chegaram ao atual município de Flores da Cunha, 30 famílias das regiões do Vêneto, Piemonte e Lombardia. Pouco depois, em 1878, vieram outras famílias, principalmente, da região do Vêneto.

O Engenheiro Diogo dos Santos, vindo do Rio de Janeiro, demarcou as primeiras colônias. Fundaram-se dois povoados de ranchos cobertos de cascas de pinheiro. Um, o de São Pedro, no qual hoje é a cidade, sede do Município. O outro, o de São José, a 1 km à leste. Alguns anos mais tarde, os habitantes de São José mudaram-se para São Pedro e extinguiram aquele povoado, em virtude da falta da água. Aumentada, assim a Capela de São Pedro, os habitantes entusiasmaram-se e quiseram dar a esse pedacinho de pátria adotiva o nome tirado da pátria mãe. Aí começou a discórdia. Os tiroleses queriam que fosse Nova Tirol; os cremoneses preferiam que se chamasse Nova Cremona, assim por diante. Um dia Cisto Rosseto, colono de certa cultura e por isso exercia influência sobre os demais, propôs ao Engenheiro Diogo dos Santos, o nome mediador de Nova Trento. Na manhã seguinte, sem que o povo fosse consultado, apareceu pendurado no pinheiro mais alto da praça uma enorme tábua de 4 metros de comprimento com o nome de NOVA TRENTO, escrito a carvão.

Quando Caxias - Campo dos Bugres - 1890 passou a ser Município, e foi subdividido em distritos, Nova Trento foi seu segundo distrito.

Por Decreto Estadual no. 3320 de 17 de Maio de 1924, assinado por Borges de Medeiros e Protásio Alves, foi criado o Município, tendo por sede a Vila de Nova Trento e por segundo e terceiro distritos, os povoados de Nova Pádua e Otávio Rocha, respectivamente. Em 21 de dezembro de 1935, por Decreto no. 12, do Governo Municipal, foi substituída a denominação de Nova Trento para FLORES DA CUNHA. Em 1o. de Janeiro de 1939 a sede Flores da Cunha foi elevada a categoria de cidade e os seus distritos de Nova Pádua e Otávio Rocha foram elevados a categoria de Vilas, segundo o dispositivo da Lei Orgânica Federal no. 311 de Março de 1938.

No dia 13 de Maio de 1990 a Comunidade de Mato Perso que pertencia ao 3o. distrito de Otávio Rocha passou a ser o 4o. distrito de Flores da Cunha. E o 2o. distrito de Nova Pádua em 15/11/1991 promoveu o plebiscito emancipatório e tendo o "SIM" vencido, instalou-se o município de Nova Pádua em 20/03/1992."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 30 de Novembro de 1998, pág. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...