quarta-feira, 1 de julho de 2020

Giba Giba


"Gilberto Amaro do Nascimento – Giba Giba, nascido em 6 de dezembro de 1940 em Pelotas. Cantor, compositor, instrumentista e ativista do movimento negro. Giba Giba foi premiado diversas vezes como em 1994 e 2003 sendo o prêmio Açorianos como melhor CD do ano e o prêmio Quilombo dos Palmares respectivamente. Idealizou projetos como ‘A Ópera dos tambores’ e o projeto ‘Cabobu’.

Foi um dos fundadores e primeiro presidente da escola de samba Praiana. A Unidos do Fragata de Pelotas, em 2002, fez uma homenagem a ele com o enredo ‘No toque do tambor, Ogum mandou Giba Giba aqui’.

Certas figuras são a síntese de fatos e lendas. De fato, Giba Giba em vida entendeu bem cedo ser sua missão dar destaque ao tambor de sopapo, herança dos negros que construíram o estado do RS através do árduo trabalho nas charqueadas no período colonial sob regime escravista. Sua obra é viva nesse ‘Lugarejo’ e seus seguidores permanecerão batendo tambor para lembrar que o estado mais meridional do país, entendido por muitos como a ‘Europa do Brasil’, também é, inegavelmente, a ‘África do Brasil’.

Giba Giba faleceu em 3 de fevereiro de 2014, na cidade de Porto Alegre, em consequência de parada cardiorrespiratória, ocorrida após uma cirurgia para remover um tumor no duodeno."

Fonte: Ícones Inesquecíveis. Pelotas/RS: Conselho da Comunidade Negra/Prefeitura de Pelotas, 2019. (folder de divulgação cultural)


Sobrenome Pita


"PITA - Sobrenome português metanímico. Tem como base a palavra 'picta', que significa 'pintada'. Refere-se à tez da pessoa ou a uma marca corporal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 03 de Dezembro de 1993, pág. 12

Sobrenome Lencastre


"LENCASTRE - Do inglês 'Lancaster'. De origem toponímica. Provém do século XIV. É um dos sobrenomes portugueses mais antigos, de procedência inglesa. Também é grafado: LANCASTRE, LANCASTRO, ALENCASTRO, LENCASTRO.

Procede do rei Dom João II, por seu filho Dom Jorge de Lancastro, em quem teve princípio a casa de Aveiro, derivando o apelido da Rainha Dona Filipa, mulher do rei Dom João I, filha de Dom João, Duque de Lancastro (Lancaster), na Inglaterra."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Junho de 1993, pág. 03

Sobrenome Araújo


"ARAÚJO. - Toponímico de origem galega, espanhola, do castelo de Arauja, nas vizinhanças do Rio Minho. Foi Pedro Pais de Araujo que levou o sobrenome para Portugal. Era alferes-mór do Reino de Leão e depois foi de Portugal. O sobrenome passou ao masculino, por se referir comumente a homem.

Araújo é nome de ilha no Amazonas, e no Rio Grande do Sul; de rio no Mato Grosso e de morro em São Paulo.

Personalidades: José Ferreira de Souza Araújo foi médico e jornalista brasileiro (1846-1900); José Tito Nabuco de Araújo, magistrado, político e escritor brasileiro (1832-1879); José Tomás Nabuco de Araújo, jurisconsulto e estadista brasileiro (1813-1878); Manuel do Monte Rodrigues de Araújo, eclesiástico e estadista brasileiro (1798-1863); Lourenço da Silva Araújo e Amazonas (1803-1864); temos ainda o Marquês de Olinda, Pedro de Araújo Lima; e Manuel de Araújo Porto Alegre."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 24 de Junho de 1990, pág. 03

Os libertos da Fazenda Pocinhos


" A abolição da escravidão

(...)

- A seguinte scena passada na fazenda Pocinhos, estação do Ipyranga, na estrada de ferro D. Pedro II, quando foi sabida a noticia da libertação total, basta para dar idéa das scenas géradas pela grande lei.

Quando aos escravisados da referida fazenda foi annunciado o grande acontecimento todos, homens e mulheres, velhos e moços, e de todos os labios proromperam enthusiasticas saudações á aurora da liberdade.

O jubilo chegou a tão grande expansão, que os negros tornaram-se verdadeiros loucos: uns ajoelhavam-se levantando mãos supplices aos céos; outros riam, muitos choravam e até beijavam a terra que regaram por tanto tempo com o suor do trabalho forçado."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 25 de Maio de 1888, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...