terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Christmas Cracker - uma tradição do Natal do Reino Unido


Christmas cracker é um elemento tradicional da ceia de Natal do Reino Unido e dos países de colonização inglesa - dentre eles, notadamente Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, mas também se encontra o costume na ilha vizinha da Irlanda, tanto no Ulster quanto no Eire - que consiste num tubo de papelão segmentado, embrulhado em um papel brilhante e decorado. No meio encontra-se um doce, mas também há os Christmas cracker que trazem brinquedos ou uma outra prenda qualquer. 

O "ritual" principal de abertura do Christmas cracker necessita duas pessoas, sendo que cada uma delas segura um dos lados e puxa com força. Ao abrir o Christmas cracker, uma delas será "premiada" e a outra ficará apenas com a parte vazia da embalagem. No movimento de abertura do Christmas cracker é emitido um estalo na fricção (graças à presença de fulminato de prata).

Uma pintura do artista norte-americano Norman Rockwell retratando a abertura do Christmas cracker, 1919.

A tradição do Christmas cracker tem uma origem precisa: sua invenção se deve ao padeiro e confeiteiro inglês Tom Smith (1823-1869). Para poder reverter a baixa na venda de doces e produtos de sua confeitaria, ele teve a ideia de inserir pequenas mensagens de amor nos invólucros de seus bombons, isso em 1847. Dois anos depois, ele substituiu os bombons por itens como brinquedos, bijuterias ou pequenos chapeuzinhos de papel. Por fim, em 1860, ele adicionou o estalido. Seus filhos deram continuidade à ideia do pai (constituíam uma família de confeiteiros industriais) e já na década de 1890 os Christmas Cracker estavam muito popularizados nas Ilhas Britânicas, bem como sendo exportados para os Estados Unidos, a Europa continental e o Japão.

Fontes da matéria:
http://projectbritain.com/holidays.html
https://www.historic-uk.com/
https://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page
https://www.whychristmas.com/


Feliz Natal 2019


Um Feliz Natal a todos os amigos, seguidores e visitantes do blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...