quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Pautametal

 



Um dos novos e criativos grupos musicais surgidos em Caxias nos últimos anos, o Pautametal, apresenta-se ao público caxiense e turistas amanhã, às 18h30min, no auditório dos pavilhões da Festa da Uva. A apresentação faz parte da programação cultural da Festa da Uva, que destaca para amanhã, também, o espetáculo de dança "Raça Brasil", pela Academia Be Bop.

Formado por Édson Neves (vocal, flauta e percussão), Paulo Bossa (bandolim, guitarra e vocal), Fernando Brancher (bateria e percussão), Antônio Corrêa (violão, vocal) e Mauro Oliveira (baixo), o Pautametal é conseqüência direta da realização das Baladas da Composição da Escola Cristóvão de Mendoza.

Três integrantes do grupo fizeram sua primeira exibição pública na Balada de 78, formando então o Cavalo Doido. Com esse grupo, Bossa, Brancher, Corrêa e mais César Benitez conquistaram dois segundos lugares, em 78 e 79.

Após a saída de Benitez, os três ganham um novo companheiro: Édson Neves. Explica Bossa: "O grupo precisava de um vocal, para que o resto do pessoal pudesse se dedicar aos instrumentos". Com nova formação (além de Neves, entra também Mauro Oliveira) era necessário, também, uma nova denominação. Daí, surgiu o Pautametal, nome inspirado na adaptação de versos do poeta Cassiano Ricardo, escolhido de uma lista de 50 nomes. Pautametal traduzia com maior exatidão a proposta dos cinco jovens, "Cavalo Doido era muito Neil Young, que fazia uma música muito diferente da nossa", diz Edson Neves.

A preocupação básica do Pautametal é buscar uma coisa nova. "A gente faz uma música muito lírica, que às vezes tem inspiração renascentista, às vezes puxa para o rock clássico. Não dá muito para definir", acrescenta Bossa.

Uma provável síntese de todos os gêneros que gostam e ouvem os integrantes, a música do Pautametal tem pelo menos quatro influências mais perceptíveis, segundo os próprios: "No plano internacional, é Gênesis e Yes e, no nacional, Milton Nascimento e Beto Guedes".

Apresentação

A exibição do Pautametal amanhã, na Festa da Uva, incluirá 11 músicas do grupo caxiense. Quatro delas são inéditas e as restantes já foram apresentadas anteriormente, nos inúmeros shows beneficentes de que participou.

Esta será a primeira apresentação a nível profissional do grupo. Até aqui, foram somente espetáculos beneficentes. "Todo mundo leva dinheiro, menos nós, que acabávamos tendo que desembolsar algum para pagar as despesas", afirma Edson.

Mas os problemas, ao que parece, não terminaram ainda, apesar do Pautametal ter adquirido um certo "status" entre os grupos musicais caxienses, chegando até a apresentar-se no Auditório da Assembléia Legislativa ao lado de conjuntos como o Saracura e Inconsciente Coletivo (o show, claro, também tinha caráter beneficente).

E esses problemas dizem respeito novamente à remuneração dos músicos que, afinal, pretendem levar a adiante um trabalho sério e profissional. Acontece que, até agora, os integrantes do Pautametal não tiveram a confirmação de que vão receber o cachê previamente combinado com a comissão cultural da Festa da Uva (30 mil cruzeiros).

Enquanto paira no ar a incerteza, crescem as preocupações, pois até mesmo a aparelhagem prometida, em acerto verbal, será por conta do grupo. "Estamos correndo atrás de equipamento de som. Até mesmo os microfones que arrumaram são em número insuficiente. "No final das contas" - diz Édson - "a gente acaba desanimando, é muita promessa e pouca agilidade. Parece assim que a gente vai tocar por um favor".

De qualquer maneira - como sempre acontece nessas ocasiões - até a hora do espetáculo tudo deverá estar ajeitado. E então Paulo, Fernando, Édson, Antônio e Mauro poderão mostrar suas músicas, arduamente ensaiadas diariamente há um mês.

A apresentação vai abrir com um instrumental, que está se tornando característica do grupo: "Pautametal I", segue com "Nascente", "Catedral", "Canção Que Veio de uma Estrela", "Delírio", "Sentarnardy", "Crepúsculo do Antigo Mundo", "Sentinela da Vida" e "Maria Olhos Negros".

Fonte: O PIONEIRO (Caxias do Sul/RS), 07 de Março de 1981, pág. 19

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...