quarta-feira, 11 de abril de 2018

Henrique Martins Chaves


Por Araújo Pôrto Alegre

"Nasceu na cidade de Pelotas, onde veio a falecer a 13 de fevereiro de 1902, em pleno vigor dos anos. Aí mesmo estudou os preparatórios, seguindo depois para S. Paulo, onde se bacharelou na Faculdade de Direito, deixando um bom nome entre os lentes e colegas, pela sua conduta irrepreensível e pelo seu belo talento. Era um republicano sincero, ardoroso e bem-intencionado.

Fêz parte do Clube Vinte de Setembro, que havia sido criado pelos nossos patrícios, que freqüentavam a academia. Concluído os estudos, voltou logo à terra natal, pondo o seu brilhante talento ao serviço do partido que o tinha em alta conta. No período mais agudo da revolução de 1893, exerceu, em Pelotas, o cargo de Intendente do município, não permitindo que fôsse cometida a mais leve violência contra os adeptos da revolta. Em quadra tão delicada e tão espinhosa, os inimigos do Govêrno viviam tranqüilos, confiantes no espírito tolerante do ilustre rio-grandense. 

Apesar das múltiplas preocupações do momento crítico em que se via o nosso Estado, o Dr. Henrique Chaves imprimiu a todos os seus atos o cunho da mais louvável moderação. E administrou o município com zêlo e probidade, bem podendo a sua conduta servir de modêlo aos que sobem os degraus do Govêrno, esquecendo, quase sempre, nas alturas, as mais ligeiras noções do dever. Que estas nossas últimas palavras não sejam esquecidas pelos moços de hoje - que serão os governantes de amanhã."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...