domingo, 9 de dezembro de 2018

Pelotas em 1949


"Com seus oitenta mil habitantes, ruas e avenidas irrepreensivelmente pavimentadas, excelente serviço de transportes, em que já figuram os ônibus 'gostosões', só vistos nas grandes cidades, hipodromo, balneário, teatros e cinemas (o teatro 7 de Abril é um dos mais antigos do Brasil), campos de futebol, um dos maiores pôrtos do Estado e um comércio adeantadíssimo, Pelotas bem merece o cognome de 'Princeza do Sul', pelo qual é conhecida em todo o paiz.

Situada à margem da lagoa dos Patos, que mais parece um oceano, Pelotas é centro de permanente corrente de turismo, para o que muito contribue uma excelente rêde de transportes, que a liga, pelo ar, por água e por estradas de rodagem, às principais cidade do Rio Grande do Sul.

À frente dos destinos do município está o dr. Joaquim Duval, filho de ilustre família pelotense e político prestigioso. Antigo deputado federal, o dr. Duval foi eleito para o cargo por esmagadoura maioria, que bem reflete a simpatia e estima que desfruta no seio do eleitorado de sua terra.

Sua gestão tem sido proveitosissima aos interesses do municipio. Dinamico e empreendedor, êle tem sido um administrador de ação infatigavel. Melhor que quaisquer elogios ao seu govêrno, fala o estado das finanças municipais, que é verdadeiramente excelente, a despeito do grandioso programa de melhoramentos da cidade, ora em fase de execução.

Uma visita a Pelotas, sobretudo nas estações temperadas do ano, é um deleite para o espírito, além de satisfazer a curiosidade de conhecer uma das mais lindas e mais prósperas cidades do território sul-rio-grandense. É por isso que quem visita ao Rio Grande do Sul, em viagem de turismo ou não, dificilmente deixa de incluir Pelotas no seu itinerario."

Fonte:  A ILLUSTRAÇÃO BRASILEIRA (RJ), ediçao 175, novembro 1949, pág. 122
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...