terça-feira, 26 de maio de 2020

Fundação do Sport Club Internacional


"Foot-ball

Fundou-se mais uma sociedade de foot-ball, sob o nome de Sport Club Internacional, da qual foi acclamado presidente honorario o nosso amigo Graciliano Ortiz.

A directoria ficou assim composta: 

João Leopoldo Sepevin, para presidente; Pantaleão Gonçalves de Oliveira, para vice presidente; Legenave das Chagas Pereira, para 1o. secretario; Manoel Lopes da Costa, para 2o. secretario; Antonio Coivo, para 1o. thesoureiro; Waldemar Fachél, para 2o. thesoureiro; José Poppe, para captain; Henrique Poppe Leão, para orador; João Luiz de Andrades Vasconcellos, Irineu dos Santos, Luiz Madeira Poppe e Alcides P. Ortiz, para a commissão de campo.

Um grupo de distinctos sportmans acaba de fundar, nesta capital, mais um club, que cultivará esmeradamente o aprasivel sport inglez - foot ball.

A nova sociedade, que já conta com valiosos elementos, jogará, domingo proximo, o primeiro match-training.

Mais tarde será feita a innauguração official, sendo realisados, por esta occasião, grandes festejos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Abril de 1909, pág. 04, col. 02-03

Sobrenome Oliveira


"OLIVEIRA - Sobrenome português toponímico. Árvore que produz olivas, o mesmo que azeitonas.

Historicamente, vem de Pedro de Oliveira, que foi o primeiro deste apelido, cujo filho Dom Martim Pires de Oliveira, arcebispo de Braga, fez o morgado de Oliveira, em seu irmão Mem Pires de Oliveira, no ano de 1306.

Sobrenome tornado famoso por inúmeras personalidades."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Outubro de 1993, pág. 02

Sobrenome Guimarães


"GUIMARÃES - De origem toponímica, isto é, nome de lugar. Etimologicamente provém do germânico 'wigmar', formado por 'marah', que significa cavalo, e 'wig', que corresponde a 'combate'. Daí surgiu Vimara, do que se segue o nome de Vimaranis, que identifica uma vila já no século X. Posteriormente, originou-se Guimarães. Os Guimarães procedem de Lourenço de Guimarães, que se chamou assim por ser natural desta vila, no tempo do rei Dom Afonso V. 

Guimarães, em Portugal, é cidade muito antiga, anterior à fundação da monarquia. Aí nasceu o primeiro rei, Dom Afonso Henriques. O Conde Henrique deu-lhe o primeiro foral em 1111. Recebeu outro em 1254, da parte de Dom Afonso III. São monumentos nacionais o castelo, do século XII, o Paço dos Duques de Bragança e Guimarães, a Igreja de São Francisco, a muralha da cidade, etc. Em sua história, registra o juramento libertador de Egas Moniz.

Os portadores do sobrenome Guimarães tem grande relevo em Portugal e no Brasil."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 04 de Dezembro de 1992, pág. 02

Sobrenome Amaral


"AMARAL. - Toponímico. Provém do espanhol e significa 'lugar onde nascem amaros'. É uma espécie de salva, planta amargosa. O solar dos Amaral fica em Viseu. O tronco inicial é Martim Afonso do Amaral, que no século XIII se notabilizou nas lutas contra os mouros.

Em Rondônia há um rio chamado Amaral.

Personalidades: Amadeu Amaral foi poeta, ensaísta e folclorista brasileiro (1875-1929); Antônio José do Amaral, educador, literato e político brasileiro (1782-1840); Bento do Amaral, professor no Rio de Janeiro e quando os franceses em 1710 atacaram a cidade, ele liderou os estudantes, em várias oportunidades, revelando-se esplêndido combatente, morreu na peleja, perto do Outeiro da Glória; Francisco Pedro do Amaral foi pintor brasileiro, falecido em 1830; Tarsila do Amaral, pintora brasileira, nascida em 1890.

Amaral Ferrador é uma localidade do Rio Grande do Sul, sita em Encruzilhada do Sul."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 17 de Junho de 1990, pág. 03

Mestre Lucas


"Falleceu ha pouco em Santos, segundo referem folhas paulistas, um velho preto mina conhecido pela alcunha de Mestre Lucas, deixando á sua mulher uma fortuna de cerca de duzentos contos.

Eram quitandeiros elle e sua mulher, havia muitos annos, e como taes conhecidos pela cidade inteira.

Possuíam uma fazenda, onde faziam roças e plantações.

Mestre Lucas tinha escravos e naturalmente foi este auxílio um dos elementos de sua riqueza.

Não regateava dinheiro para libertar captivos e n'este ponto de vista era sempre procurado pelos abolicionistas d'aquella cidade."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 22 de Junho de 1887, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...