segunda-feira, 11 de março de 2019

Sobrenomes judaicos - Parte 03 - sobrenomes de famílias judaicas tradicionais da Alemanha


Sobrenomes de famílias judaicas tradicionais da Alemanha pré-Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Não nos detivemos a aprofundar a história de cada linhagem. Salientando, porém, que nem todos os sobrenomes são EXCLUSIVAMENTE judaicos.

Fonte adaptada para a língua portuguesa: Jewish Surnames Guide. NY, Pingeon Books, 2002. Também consultada: Jewish Encyclopedia. London, 1906.


Também consultados na web: 
https://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page
https://de.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Hauptseite
https://pl.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Strona_g%C5%82%C3%B3wna
https://cs.wikipedia.org/wiki/Hlavn%C3%AD_strana
https://lt.wikipedia.org/wiki/Pagrindinis_puslapis
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
https://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Portada
https://www.lds.org/ensign/1990/12/israelite-names-witnesses-of-deity?lang=eng
http://daten.digitale-sammlungen.de/0008/bsb00085893/images/index.html?seite=731

66. Adler - família judaica com vários rabinos de destaque na Francônia Inferior e Baviera.

67. Auerbach - família judaica com ramificações em Koblenz e no Leste Europeu, porém também com presença na Palestina ainda no século XIX.

68. Auerbacher - família judaica com concentração na região de Freiburg, Baden-Wurttemberg.

69. Averbakh, Awerbach - família judaica com distribuição na porção oriental do antigo Império Alemão, bem como na Rússia Europeia.

70. Bamberg - família judaica de rabinos e comerciantes com concentração relativa na Francônia Oriental e na Baviera.

71. Bamberger - família judaica de distribuição ampla, formada por rabinos, comerciantes e empresários do ramo marítimo, com duas concentrações importantes: uma na Suábia e outra na região de Hamburgo.

72. Barron - família judaica com linhagens distribuídas entre o antigo Império Alemão, Grã-Bretanha e Estados Unidos da América.

73. Bernstein - família judaica de ampla distribuição na Europa Central e Oriental, com linhagens importantes na região de Berlim, Danzig, Áustria, Rússia e diversas partes do antigo Império Alemão.

74. Bloch - nomeia um número significativo de famílias judaicas e não-judaicas. No caso das famílias judaicas, sua distribuição é ampla, incluindo áreas diversas do Império Alemão, Áustria, Suíça, Polônia, Rússia, Lituânia, Letônia, Estônia, Hungria e alhures. 

75. Carlebach - família judaica com duas linhagens importantes: uma na região de Lübeck, Schleswig-Holstein, outra na região de Heidelberg, Baden-Wurttemberg.

76. Dressner ou Dresdner - família judaica com origem na região de Dresden, Saxônia.

77. Epstein, Eppstein, Ebstein, Epsteun ou Epshteyn - conjunto de denominações comuns a famílias judaicas com origem nas regiões orientais da área de influência da língua alemã na Idade Média e Idade Moderna. Concentrações importantes deste nome de familia foram verificadas na Boêmia, bem como na Baviera, no cantão suíço de Zurique e nas regiões meridionais da Alemanha de modo geral. Ainda assim, há linhagens significativas igualmente no Reino Unido, Estados Unidos da América (ainda no período anterior às guerras mundiais do século XX), Rússia, Europa Balcânica, Holanda, Bélgica e mesmo na França.

78. Ettinger - família judaica da região de Varsóvia, quando esta ainda fazia parte da Prússia ou, posteriormente, do Império Alemão.

79. Oettinger - família judaica com origem aparente na região de Baden-Wurttemberg. 

80. Itingen - família judaica com origem no cantão da Basileia, Suíça.

81. Etting - familia judaica com concentração dispersa na Baviera.

82. Evert - família judaica com três linhagens importantes: uma na região de Lauenburg, o condado mais oriental da antiga Prússia, na Pomerânia; outra na região de Aalst, no Flandres Oriental, atualmente Bélgica; a última, em diversos locais do norte da atual Alemanha, principalmente na Baixa Saxônia.

83. Frankel - nome de família judaica com concentrações importantes no sul da Alemanha, Áustria (principalmente Viena), Praga, Breslau e Hungria.

84. Frankfurt, Frankfurter - dois nomes de família judaicos com origem e concentração na região de Frankfurt, no Hesse. Frankfurter também possuía uma linhagem importante em Bratislava, Eslováquia.

85. Furst - familia judaica da região renana e com concentração também muito significativa do ponto de vista histórico no departamento francês do Baixo Reno.

86. Guggenheim - família judaica com origem em Lengnau, no cantão suíço de Aargau.

87. Guggenheimer - família judaica de financistas de Munique, Baviera.

88. Gertsch - família judaica com concentração no cantão de Berna, Suíça.

89. Gertschen - família judaica da região de Königsberg, antiga Prússia.

90. Graff ou Groff - família judaica com grande tradição rabínica, em parte forçada a se converter ao cristianismo durante o século XIV, com base nas cidade suíças de Bäretswil e Zurique e na cidade alemã de Sinzheim, Baden-Württemberg.

91. Günzburg - nome de família judaico com diversas linhagens importantes na Europa, incluindo banqueiros, intelectuais, professores, artistas, comerciantes e clérigos judeus, com concentrações importantes na Suábia (Alemanha), Paris, Amsterdam, Basileia (Suíça), Rússia e Áustria.

92. Ginsburg ou Ginzburg - família judaica atualmente de ampla distribuição mundial, porém aparentemente com origem na região da Saxônia-Anhalt, Alemanha.

93. Ginsberg ou Ginzberg - família judaica com origem na Suábia, Alemanha.

94. Hahn - familia judaica encontrada na região de Kiel, Schleswig-Holstein, e também nas regiões orientais da Prússia, ainda no século XVIII.

95. Halberstadt ou Halberstadter - nome de família judaico com duas linhagens importantes: a primeira, originalmente surgida na cidade de Halberstadt, na Saxônia-Anhalt; a outra concentrada na cidade de Berlim.

96. Heilbron ou Heillbron - família judaica tradicional surgida na cidade de mesmo nome, no atual estado alemão de Baden-Württemberg, com origem temporal por volta do século XIII. Eram tradicionalmente comerciantes de tecidos.

97. Halpern - nome de família judaico muito comum nas regiões do antigo Império Austro-Húngaro, bem como nas regiões do antigo Reino da Prússia.

98. Galperin, Galper - nomes de famílias judaicos com origem na Rússia Europeia Oriental e com ocorrências em comunidades do extremo-oriente do antigo Império Russo.

99. Halperin, Halprin - nomes de famílias judaicos encontrados principalmente nos Estados Unidos da América, mas com origem no sul da Alemanha e Áustria.

100. Hildesheimer - nome da família judaico com duas importantes linhagens e também marcadas por importantes rabinos e estudioso da religião judaica: uma na Saxônia-Anhalt, Alemanha; outra na região de Burgenland, Áustria.

101. Kronenberg ou Cronenberg - família judaica formada por grandes banqueiros, comerciantes e industriais das porções orientais do antigo Império Alemão.

102. Katzenellenbogen ou Katzenelnbogen - família judaica de comerciantes e rabinos com concentrações importantes na região da Renânia-Palatinado e no norte da Itália.

103. Katzenelson ou Katznelson - nomes de família judaicos com distribuição importante nas regiões orientais do antigo Império Alemão e na parte europeia do antigo Império Russo. Família deveras importante no movimento sionista internacional do início do século XX.

104. Kaplan - nome de família judaico com concentrações importantes nas regiões orientais do antigo Império Alemão, bem como no norte deste império, ainda incluindo-se áreas do antigo Império Russo (principalmente Bielorrússia e Ucrânia). Também encontra-se uma vertente deste nome de família judaico na Turquia (que, inúmeras vezes, também não é exclusivamente judaico).

105. Markstein - família judaica com concentração em áreas da Áustria e República Tcheca.

106. Morgenstern - nome de família judaico com ampla distribuição na área do antigo Império Alemão, porém com concentrações mais destacadas na Saxônia-Anhalt e Hesse. Formada principalmente por comerciantes, juristas, intelectuais e políticos.

107. Nauen - família judaica concentrada principalmente nas regiões de Düsseldorf e Hamburgo.

108. Nurick - família judaica da região de Hamburgo.

109. Neidich - família judaica de Baden-Württemberg.

110. Oppenheim - nome de família judaico com linhagens importantes na região de Colônia (principalmente banqueiros), Morávia (principalmente rabinos e estudiosos da religião), bem como em regiões do norte do atual Polônia e na Áustria.

111. Oppenheimer - nome de família judaico com origem e concentração principalmente na região do Reno.

112. Popper - família judaica com duas importantes linhagens do ponto de vista histórico: uma mais ou menos distribuídas em toda a Áustria e outra concentrada na região de Pribam, na Boêmia.

113. Rappaport, Rapaport ou Rapoport - nomes de família judaicos com concentração principalmente na Áustria e Rússia czarista.

114. Rosenberg - nome de família judaico muito comum e sobejamente distribuído na Europa Central e Oriental, incluindo linhagens de rabinos, comerciantes, intelectuais, juristas, políticos, banqueiros, industriais, artesãos e mesmo camponeses. Nem todo Rosenberg entretanto é estritamente judeu.

115. Rosner - família judaica com concentração na Áustria e nas áreas da Rússia de língua alemã ou de colonização alemã.

116. Rothschild - família judaica com origem em Frankfurt, no Hesse. Notabilizaram-se como grandes banqueiros da Europa desde o século XVIII. Os Rothschild também se destacaram ao longo da história na produção vinícola e na construção de castelos-mansões do século XIX.

117. Rozenkwit - família judaica de Colônia.

118. Schmulewitz - nome de família judaico com origem na Europa Oriental.

119. Schwarzschild - família judaico com origem na Renânia-Palatinado.

120. Schwartz - nome de família judaico relativamente comum e que apresenta diversas linhagens importantes em diversos lugares da Alemanha, Suíça, Polônia, República Tcheca e Áustria.

121. Schapiro, Spira, Spiro, Schpira, Shapiro, Shapira, Sapir, Szpira, Szpiro, Spier - nomes de família judaicos que remetem ao nome medieval da cidade de Speyer, na Renânia-Palatinado. No caso, diversas linhagens rabínicas se originaram em Speyer, dado este local ter sido um importante centro de estudos judaicos na Idade Média. As diversas linhagens se distribuirão na região renana, na França e no norte da Alemanha, bem como em comunidades na Polônia, Boêmia, Galícia (região histórica entre as atuais Ucrânia e Polônia) e Lituânia. A forma Speyer era mais comum entre os judeus de Frankfurt e arredores.

122. Sinzheim, Sinzheimer - nome de família judaico com origem na cidade de Sinzheim, Saxônia-Anhalt, mas que se destacou em comunidades israelitas na região renana, França e Luxemburgo.

123. Stapelberg, Stapelburg - nomes de família judaicos com concentrações importantes na Saxônia-Anhalt e Baixa Saxônia.

124. Strauss - família judaica com linhagens importantes na Saxônia, Renânia do Norte-Westfália, Baviera e Áustria.

125. Ullmann, Ulmann - nome de família judaico comumente distribuído no sul da Alemanha e Áustria.

126. Wallach - nome de família judaico concentrado na Silésia, Brandemburgo e Pomerânia.

127. Warburg - família judaica com origem em Anselmo Asher Levi Del Banco (1480-1532) que fugiu da perseguição em Veneza no século XVI, estabelecendo-se em Kassel, no então Principado do Hesse. Notabilizaram-se como banqueiros e comerciantes de grãos.

128. Weigel - nome de família judaico com concentrações importantes no Hesse, Turíngia, Baviera e Áustria.

129. Weil, Weill, Veil, Veill - conjunto de nomes de família judaicos comuns na Alemanha, França e Boêmia até o início do século XX.

130. Walch, Walsch, Wälsch, Welsch - nomes de família judaicos derivados da palavra alemã welsch que significa estrangeiro. Famílias judias foram listadas com esta denominação desde o século XIV na área da atual Alemanha.

131. Wertheimer - nome de família judaico com comunidades importantes em Schleswig-Holstein e Pomerânia.

132. Zunz, Zonser, Zons - nomes de família judaicos com comunidades importantes na Renânia do Norte-Westfália e região de Berlim.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...