terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

João Baptista de Figueiredo Mascarenhas


Por Fernando Osório

"O DECANO DOS MÉDICOS DE PELOTAS - Pelotense de coração. O primeiro médico da Casa de Caridade de Pelotas. O decano dos facultativos que tanto elevam esta terra pela filantropia e pelo saber. Era tio-avô do eminente Dr. Balbino Mascarenhas. Aqui deixou vestígios inapagáveis de sua passagem.

Sendo deputado à 1a. Assembleia Legislativa Provincial, propôs, em 18 de maio de 1835, a elevação da Vila de S. Francisco de Paula de Pelotas à categoria de cidade. Quando se agitou a ideia de inaugurar na Santa Casa o retrato desse benemérito, o Dr. Vicente Cypriano de Maia, em entrevista que concedeu à imprensa recordou ter sido o Dr. João Baptista de Figueiredo Mascarenhas o 'iniciador da Casa de Caridade de Pelotas, para ela sendo talvez o primeiro a concorrer generosamente; prestando serviços incessantes ao estabelecimento, desde a instalação da Caridade, em 1848, até 1o. de outubro de 1861, cuidando com devotada abnegação dos enfermos e servindo alguns anos de mordomo; naquele dia fez a sua última visita à Caridade e 4 dias depois, ou seja, a 5 de outubro de 1861, rendia sua bondosa alma ao Criador'.

Digna filha do saudoso benfeitor cedeu ao autor deste ensaio o retrato que acompanha esta notícia, bem como o exemplar do 'Jornal de Pelotas', de 19 de fevereiro de 1862 em que Domingos José de Almeida convida os amigos para uma 'missa e responso' por sua alma, supondo-se 'com forças para cumprir esse dever, depois que lhe evitaram emoções veementes, pelo seu estado de saúde, ocultando-lhe a família o passamento do seu patrício e arredando-o de verter no seu catafalco lágrimas por despedida'. Jornais de Rio Grande o enterramento 'majestoso e mais concorrido possível' do 'decano dos médicos da cidade de Pelotas', conduzindo a mão o féretro pelos barões de Porto Alegre e de Piratiny, altas dignidades, autoridades, irmandades, membros da Santa , Asilo de Órfãs e Beneficência Portuguesa, (aos quais prestou relevantes serviços) corpo médico, cidadãos nacionais e estrangeiros.

Distinto por seu saber e virtudes, o Dr. Mascarenhas exerceu a profissão na Província de São Pedro durante 40 anos, como exemplar amigo da humanidade; por isso, sua morte, em Pelotas, foi sentida como uma calamidade pública. Não deixou outra herança à sua muito respeitável e numerosa família, que a glória do bem feito, a despeito da alta reputação a que atingiu relevantes serviços que prestou durante toda a vida, já como facultativo, já como membro da junta de higiene, além dos outros cargos que ocupou com préstimo e dignidade. Foi, assim, vereador da 1a. Câmara Administrativa de Pelotas (3 de maio a 16 de setembro de 1832)."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...