quarta-feira, 11 de maio de 2022

Uma invasão em Cruz Alta

 



Em Cruz-Alta, no Rio Grande do Sul, deu-se um facto realmente extraordinario, que é assim narrado pela Reforma, de Porto-Alegre:

"Telegrammas da Cruz Alta, de pessoas fidedignas, communicam que hontem duzentas pessoas a cavallo, tendo á frente o capitão Ricardo Pillar, invadiram a cidade e arrancaram á viva força do lar domestico e do seio da familia, o nosso dedicado co-religionario - major José Rodrigues Lima, candidato do partido liberal na eleição marcada para o dia 25 de janeiro futuro.

Estão ameaçados pelo banditismo triumphante o honrado Dr. juiz de direito da comarca e o juiz municipal supplente em exercicio.

Povo, com justa razão, alarmado.

Não consta com certeza para onde levaram e o que fizeram do major Lima - tão brutal e vilmente ultrajado.

Esta gravissima occurrencia compromette sobretudo ao delegado de policia, ultimamente nomeado para o termo da Cruz-Alta, capitão José Gabriel da Silva Lima, que em sua passagem por Santa Maria blasonou ir pôr em execução planos sinistros.

Sabemos que o illustre chefe do partido liberal foi ter immediatamente com o Exm. Sr. vice-presidente da provincia, que tomou de prompto providencias.

É urgente, é indispensavel a demissão do actual delegado de policia da Cruz Alta e do commandante da secção policial, sendo substituidos por pessoas de noções claras do dever - capazes de rastear e punir os delinquentes, afim de ser restabelecido o imperio da lei e da moralidade.

Eis até que ponto auctoridades ineptas e homens perversos affrontam a sociedade e a lei!

Appellamos para o Exm. Sr. vice-presidente da provincia e chefe de policia.

Devem tomar providencias energicas e decisivas que garantam a ordem social."

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 07 de Dezembro de 1887, pág. 01, col. 03-04

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...