quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O centenário do nascimento de Giuseppe Garibaldi no Rio Grande do Sul

"Attraverso Il Brasile
Da Rio Grande do Sul

(...)

O centenario de Garibaldi

As festas em honra a Garibaldi tiveram nesta capital solemne imponencia. O rio-grandense, povo por excellencia guerreiro enthusiastico pelos heróes da espada, rendeu ao excelso amigo do seu formoso torrão, espontaneamente, a homenagem posthuma que elle pedia pela sua admiravel bravura, incontestavel lealdade, tinha direito.

Annita está ligada a historia da Italia; Garibaldi é uma figura heroica a destacar-se na moldura brilhante dos Farroupilhas de 35. D'ahi o carinho com que o Rio Grande homenageou o illustre batalhador. A população de Porto Alegre confraternisou, entusiasticamente, com a luzida colonia italiana nos testemunhos de amor ao valoroso cabo de guerra que é hoje, uma glória universal.

Ao amanhecer do dia 4 era belissimo o aspecto da nossa capital. Nas fachadas de varios edificios tremulavam pavilhões italianos e brazileiros, pondo a nota fortemente suggestiva do patriotismo, a fazer pulsar com mais vehemencia os corações cheios da figura heroica do homenageado.

Para a séde da importante sociedade <<Vittorio Emanuele II>> convergiram as sociedades italianas, outras brazileiras e extraordinaria massa do povo.

A's 18 horas estava organisado o prestito, era extensíssimo.

Abriam-no as garbosas bandas musicaes do 1o. e 3o. batalhões da brilhante Brigada Militar do Estado; seguia-se a illustre aggremiação Vittorio Emmanuele II, com o seu esplendido estandarte, trajando a farda do veterano garibaldino empunhava a bandeira do 35 subdito e velho italiano, José Casagrande; vinha após o comitato das festas; flammejava o estandarte do Club Progresso Bento Gonçalves entre os entusiasticos associados; seguiam-se as distintas Sociedades Princeza Helena de Montenegro com o seu adorável pavilhão, Umberto I, Giovanni Emmanuel com os custosos estandartes; fechava o prestito, outra bandeira de 35 levada pelo italiano Antonio Barbiere, outro veterano garibaldino.

Bellisimo o effeito.

O enorme prestito era dirigido pelo nosso talentoso collega, director do <<Il Tempo>>, Dr. Del Guzzo, que ostentava o seu bello uniforme de official da Guerra Greco-Turca de 1897, como um dos 1300 garibaldinos que, heroicamente, combateram sob as ordens do General Ricciotti pela legendaria guerra.

O cortejo deslisou, soberbo, pelas ruas apinhadas do povo até à Praça Concórdia que, em homenagem ao celebre batalhador, recebeu solemnemente, o nome de <<Praça Garibaldi>>, em placas emolduradas em lauros, no meio de delirantes acclamações, ao som das bandas marciaes, ao estrugir de uma salva de morteiros.

No silencio solemne dos grandes momentos o povo descobriu-se ao som do vibrante hino de 35.

Nesta occasião orou, brilhantemente o sr. Guido Bertolotti, presidente do <<Comitato>>, lembrando a idea de se erguer uma catatua ou monumento, naquella praça, ao heróe que, por nós, combatem abnegadamente; e terminou a sua bem architectada oração, incitando o povo italiano à tributar forte gratidão ao illustre patricio, Dr. Montaury Leitão, intendente municipal, por aquella eloquente prova de apreço e estima que acabava de dar a querida Italia.

O nosso distinctissimo collega da <<Stella d'Italia>> foi quem leu o acto da Intendencia Municipal substituindo a denominação de <<Praça da Concordia>> para a de <<Praça Garibaldi>>. Finda a leitura o nosso digno collega convidou, enthusiasticomente a colônia italiana a levantar um viva ao Dr. Montaury, viva que fôsse, pela sinceridade e calor, repercutir na Italia para que lá se fizesse conhecido o nome honrado daquelle grande amigo dos italianos.

O sr. Lucarelli tambem se fez ouvir com muitos applausos.

O nosso talentoso collega Dr. Del Guzzo impressionou, então, o vasto audictorio com o brilho e eloquencia de sua palavra quente e burilada.

A's duas horas da tarde foi inaugurado no lindissimo salão <<Vittorio Emanuele II>> a lapide commemorativa do centenario. Teve a palavra o illustrado professor sr. Luiz Petrocchi, consul interino da Italia, que discorreu, com proficiencia, sobre o magno thema, obtendo muitos victores.

Eis os dizeres da Lapide:

In questa libera terra, che rifulse di gloria, l'eroe dei due mondi Giuseppe Garibaldi, a perpetuo ricordo dei posteri, nel centenario della sua nascita, la colonia italiana unanime pose. IV-VIII-MCMVII.

Esta homenagem da <<Vittorio Emanuele II>> teve a alacre assistencia dos alunos das escolas italianas, da Imprensa e do Dr. Intendente e povo.

No salão daquella sociedade, que apresentava feérico e deslumbrante aspecto, via-se em requíssima moldura uma carta de Garibaldi agradecendo a distincção de ter sido eleito presidente honorario daquella aggremiação, que é a mais antiga do Estado.

A Colonia italiana acompanhada do povo fez os respectivos comprimentos às autoridades civis e militares, sendo de todas recebida carinhosamente.

Na Intendencia Municipal teve festiva recepção, sendo accumulada de gentilezas pelo Dr. Montaury Leitão, que pronnunciou eloquente e fraternal discurso.

A' noite no vasto Theatro S. Pedro realisou-se a magna sessão em honra ao eminente guerreiro. Uma enorme e jubilosa multidão enchia a ampla e bella casa de espectaculos, artisticamente adornada. Alterôso trophéo architectado de bayonetas, sabres, espadas, bandeiras italianas e brazileiras, rodoadas de sarechos d'armas de infanteria, ostentava o retrato de Garibaldi, grande, magnifico esplendido de energia, soberbo de lealdade, sob jorros fortes de luz.

Ladeavam-no as sociedades italianas, o <<comitato>> e os oradores inscriptos.

A assistencia de familias era numerosa.

O Presidente do Estado, Dr. Borges de Medeiros, o commandante do districto, General Carlos Eugenio, estavam presentes.

Foi aberta a sessão pelo distincto cavalheiro Sr. Guido Bertolotti, presidente do <<comitato>> que, após bellissima allocução, deu a palavra ao orador official da solemnidade, o nosso ilustrado collega da "Stella d'Italia"', Sig. A. Colnaghi, o qual, com o maximo brilhantismo, fez o historico do bravo Garibaldi, arrancando do numeroso audictorio freneticos applausos.

Em nome do exercito falou o illustre patrício Cap. João Manoel de Campos Souza, orador eloquentíssimo e de talento e que mereceu vibrantes palmas.

Ainda fez-se ouvir, com enthusiasmo, o nosso collega do "Il Tempo", Dr. Del Guzzo, em phrases expontaneas, rendilhadas e bellas.

Pelo partido republicano teve a palavra o extraordinario orador riograndense, Dr. Pereira da Cunha, considerado o principe da tribuna judiciaria daqui e genro do notável publicista Carlos von Koseritz.

O Dr. Pereira da Cunha arrebatou a selecta assemblea. A sua palavra é quente como uma lava, fôrte como um trovão, luminosa como um raio de sol de primavera, delicada como uma flor, emocionante como uma lágrima.

Terminou assim o seu discurso em honra a Garibaldi:

'Quando se medir o seu tamanho, hão de ver que só a sua sombra dá para encher o coração de um século, porque Garibaldi é um desses homens que a morte mata, mas não leva!'

Os jornaes italianos da Capital e o 'Correio do Povo' estamparam o retrato de Garibaldi e de sua idolatrada esposa, a extraordinaria brazileira, hoje uma celebridade universal tambem.

Em Pelotas e Rio Grande tiveram intenso brilhantismo e animação as festas em homenagem ao Centenario de Garibaldi. Em vários pontos do Estado, nas colonias italianas, commemoraram festivamente, a memoria augusta do immortal italiano."

Fonte: IL BERSAGLIERE, Rio de Janeiro, 09 de Agosto de 1907, p. 4, colunas 3 à 4
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...