domingo, 11 de setembro de 2022

Sobrenome Pellenz



PELLENZ é um sobrenome toponímico relativo a (atualmente) Verbandsgemeinde Pellenz, no distrito de Mayen-Koblenz, no estado alemão da Renânia-Palatinado. Trata-se de uma região que compreende as freguesias (ortsgemeinde) de Kretz, Kruft, Nickenich, Plaidt e Saffig. Essa região inicialmente fazia parte do arcebispado de Trier, depois foi incorporado ao condado de Andernach, devido às invasões napoleônicas. Em 1870, a região finalmente configurou uma unidade administrativa própria. O termo "Pellenz" em alusão à região é usado desde o século XI. 

Sobrenome Barth



BARTH tem duas possibilidades reconhecidas:


1. Um patronímico curto do nome alemão Bartholomäus (Bartolomeu em português).

2. Um toponímico referente à cidade de Barth, no distrito de Pomerânia Ocidental-Rügen, no estado alemão de Mecklenburg-Pomerânia. No contexto feudal, existiu um ducado de Pomerânia-Barth entre 1325 e 1638, quando foi incorporado aos domínios de Brademburgo. 

Sobrenome Ritzel



RITZEL em alemão quer dizer pinhão, roda dentada, correia de transmissão. Por extensão, oficial mecânico artesanal. Deve ser compreendido dentro de seu contexto histórico, por isso mais especificamente alguém que prestava manutenção em carroças, moinhos, máquinas de fiar, etc., em que o uso da peça se fazia presente. Não é o mesmo operário industrial que surge no século XIX.


RITZEL também pode ser um toponímico relativo à aldeia de Ritze, no município de Chüden, Saxônia-Anhalt, Alemanha.

No norte da Alemanha, existe o vocábulo "ritze" que significa fenda ou depressão no relevo geográfico. Por isso, pode também se referir a um morador deste tipo de lugar.

Por fim, no sul da Alemanha e região renana, RITZEL pode ser um hipocorístico de Ritz, que é a forma curta do nome Richard.

Distribuição do sobrenome na Alemanha atual: http://wiki-de.genealogy.net/Ritzel_(Familienname) 

Sobrenome Fornalski



FORNALSKI, FORNALSKA, FORNALSCY - são todos sobrenomes metonímicos que significam cocheiro. A maior concentração deste sobrenome é na voivodia de Santa Cruz, Polônia. 

Sobrenome Bochnia



BOCHNIA é um toponímico relativo a Bochnia, cidade e distrito administrativo na voivodia da Pequena Polônia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bochnia 

Sobrenome Druciak



DRUCIAK é fio, filamento, corda. Serve para denominar mais especificamente um comerciante de fios têxteis ou de cordas. É um sobrenome polaco. 

Sobrenome Mancarz



MANCARZ deriva do vocábulo "manca" que, em polonês, corresponde a um tipo de rede coberta de pesca de 25 metros por 6 metros utilizada por pescadores do mar Báltico na pesca do arenque e da espadilha. Portanto, denomina um pescador que usa esse tipo de rede de pescaria.

Segue alguns links: https://pl.wikipedia.org/wiki/Manca
https://pl.wikipedia.org/wiki/Sie%C4%87_rybacka

Distribuição do sobrenome na Polônia atual: https://nazwiska-polskie.pl/Mamcarz 

Sobrenome Masny



MASNY, MASNA, MASNIK é um sobrenome polonês, tcheco e eslovaco, derivado do substantivo "mięsny" que significa carne. Portanto, açougueiro, comerciante de carne. É um sobrenome mais comum no sul e centro-leste da Polônia, embora seja encontrado também na Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Ucrânia, Belarus, Lituânia, Letônia e nas Américas. 

Sobrenome Gębarowski



Gębarowski - eu encontrei o seguinte: é um toponímico relativo aos seguintes locais na Polônia: Gębarzewo, na comuna de Czerniejewo, voivodia da Grande Polônia; Gębarzów, na comuna de Czerniejewo, na voivodia da Mazóvia. Existiu um local denominado Gębarzew, em tempos idos, mas sua localização e existência são desconhecidas desde o século XVIII. Outros locais associados surgiram posteriormente. O primeiro registro do sobrenome em documentos data de 1699.

 

Sobrenome Bendlin



BENDLIN, BENTLIN, BENDLING, BENTLING são todas formas encontradas no norte da Alemanha (Mecklemburgo-Pomerânia, Baixa Saxônia, Saxônia-Anhalt, Hamburgo, Schleswig-Holstein, Renânia do Norte-Vestfália) para o nome Bent. Bent é a forma regional dinamarquesa e de alguns "falares" do baixo-alemão para o nome padrão Benedikt (Benedito em português). Não é elencado como sobrenome judaico. 

Sobrenome Schweig



SCHWEIG é um sobrenome ocupacional derivado do termo do alto alemão medieval "sweige" que significa leite, laticínios, produtos do leite. Designa genericamente um criador de vacas leiteiras, um leiteiro, um queijeiro, um artesão que produz toda a sorte de laticínios.


SCHWEIG também pode ser um sobrenome toponímico relativo à aldeia de Schweig, no município de Steinhöring, distrito de Ebersberg, no estado alemão da Baviera. 

Sobrenome Gunha



O mais próximo que encontrei sobre GUNHA é a forma espanhola GUÑA que corresponde a um antigo senhorio na região da Cantábria, Espanha, citado até o século XVIII. Portanto, seria um sobrenome toponímico. Foi a única informação que achei. 

Sobrenome Suckel



SUCKEL é uma germanização de um termo húngaro antigo que é "szug/szuk/zuk" que significa campo. Portanto, a partir de forma germanizada "suck" mais o sufixo "-el", compreende-se que corresponde a camponês, campesino, agricultor. 

Sobrenome Hopfengärtner



HOPFENGÄRTNER é produtor de lúpulo, cultivador de lúpulo. Segue a distribuição do sobrenome na Alemanha atual: http://genwiki.genealogy.net/Hopfeng%C3%A4rtner_(Familienname) 

Sobrenome Nichterwitz



NICHTERWITZ/NICHTEWITZ é uma expressão para algo como "não é brincadeira", "não é um engano". Como sobrenome remete à aldeia de Nichtewitz (grafias alternativas Nichterwitz, Nitewitz, Niterwitz e Nonewitz), no município de Arzberg, no distrito da Nordsachsen, no estado alemão da Saxônia. 

Sobrenome Pinheiro



PINHEIRO é um sobrenome originário da região da Galícia, Espanha. Refere-se a cerca de treze freguesias nesta região e um sem número de aldeias, vilas e aldeolas na mesma região. Porém, existe uma vertente de Pinheiro que é originária de Aragão. Todavia, todas as vertentes foram aportuguesadas de "piñeiro" para "pinheiro" (local de pinhas, ou por extensão, a árvore em si). O mais antigo registro em Portugal faz menção a um Alonso Piñeiro no século XIII. 

Sobrenome Zeppenfeldt



ZEPPENFELD, ZEPPENFELDT - é um sobrenome toponímico que faz referência aquilo que é atualmente um distrito do município de Neunkirchen, no condado de Siegen-Wittgenstein, no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália. A primeira menção ao primitivo assentamento data de 1231, sendo que em 1600, a área foi convertida como feudo da família Selbach-Reuss. 

Grupo Psicose

 



Rock pesado no Juvenil

O Grupo Psicose é formado por Roberto Niederauer (guitarra e vocal), Giancarlo Mantovani (baixo) e Carlos Frizzo (bateria), faz da trajetória do seu show um passeio pelos anos 70. Década marcada por ter passado muito rápido, ou porque não tenham sido feito muitas coisas em termos de movimentos, a exemplo dos anos 60, quando a juventude explodia através do seu colorido, movimento hippie e musicais, como Woodstock e Ilha de Wight. Dos anos 70 ainda ressoam em nossos ouvidos, sua marca registrada, o rock pesado (heavy metal), que durante uma década inteira fizeram a juventude de todos os cantos do mundo sintonizarem com os gemidos estridentes das guitarras e as cruas batidas das baterias, numa junção que só se compreende quando a unidade dos sons embalava um protesto silencioso contra o estado de coisas vigentes.

O grupo Psicose mescla em sua formação resíduos do fantástico e místico universo da filmografia Hitchcock com as ousadas experiências dos grandes grupos de rock dos anos 70, em parâmetros de definição da idéia de grupo, que também está sujeita a sua formação e criação que não muito além no tempo.

Os elementos do Psicose, com uma formação de certo modo precoce na música, em virtude de sua idade não passar dos vinte anos, já contam com participações em mostras musicais realizadas em Caxias e também já marcaram com a sua participação em festivais estudantis de música, como a Balada da Canção, realização anual do Colégio Cristóvão. Aos poucos este grupo Psicose, novo na formação, mas velho e experiente na essência, torna-se conhecido pela juventude caxiense, porque, além de pertencer a ela, participa de uma forma alegre em seu desenvolvimento.

O show que será apresentado hoje no Clube Juvenil é uma promoção do Departamento Jovem e terá início às 21 horas. Os ingressos estarão sendo vendidos no local: sócios Cr$ 50,00 e não sócios Cr$ 100,00.

Com uma duração de uma hora e meia, este é o primeiro show do Grupo Psicose, no qual eles interpretarão as melhores músicas dos grandes grupos de rock dos anos 70, como; Stairway to Heaven (Led Zeppelin); Highway Star (Deep Purple); We Will Rock You (Queen); Brasileirinho de Valdir Azevedo e outras músicas do Yes, The Who e outros grupos. Não perca esta oportunidade de conhecer mais um grupo caxiense que inicia sua participação no cenário musical.

Fonte: O PIONEIRO (Caxias do Sul/RS), 13 de Agosto de 1981, pág. 16

Sobrenome Kruszkewski



KRUSKEWISKI acredito que seja um aportuguesamento de KRUSZKEWSKI. Pois bem, partindo de que a forma original é essa, o que encontrei é que um sobrenome toponímico relacionado aos seguintes lugares na Europa:


1. À aldeia de Kruszka, no município de Cekcyn, distrito de Tuchola, voivodia da Cujávia-Pomerânia, Polônia.

2. À localidade de Kruszka, no município de Kepice, distrito de Kepice, voivodia da Pomerânia, Polônia.

3. À aldeia de Kruszka, no município de Chojnice, no distrito de Chojnice, voivodia da Pomerânia, Polônia.

4. À aldeia de Kruszka, no município de Okonek, distrito de Zlotów, voivodia da Grande Polônia, Polônia.

5. À aldeia de Kruszka, no município de Kardzhali, distrito de Kardzhali, Bulgária. 

Sobrenome Mecking



MECKING tem duas acepções possíveis:


1. Pode ser um patronímico da forma curta "Meck", que é um hipocorístico da forma medieval Mechele/Michele/Meckele/Mickel/Mickele/Mikele/Mekele (corresponde ao nome Miguel, em português), sendo originário principalmente do norte/nordeste da atual Alemanha, em zonas do baixo-alemão.

2. Um toponímico simples para a aldeia de Mecking, no município de Glonn, distrito de Ebersberg, no estado alemão da Baviera. 

Sobrenome Zajdenwerg



ZAJDENWERG é um sobrenome originário da Silésia (região atualmente parte da Polônia, mas que historicamente é de população e língua germânicas). "Zajden" é seda e "werg" é tufo, estopa, fibra. Então seria algo como fibra de seda, tufo de seda. A tendência é que esteja relacionado ao ofício de comerciante de seda. Porém, pode ter o sentido metafórico relacionado a um tipo de cabelo emaranhado. 

Sobrenome Gieswein



GIESWEIN, GIESSWEIN - significa fundição de vinho, se lido de modo literal, mas é o mesmo que vinícola, lugar em que se fabrica vinhos. Existe uma outra interpretação também que pode ser um patronímico aliterado do nome germânico Gosswind. Bem, em ambos os casos não encontrei vínculo judaico, mas depende de uma boa pesquisa genealógica para determinar se a vertente em questão tem ascendência judaica ou não.


Segue o mapa de distribuição do sobrenome na Alemanha atual: http://wiki-de.genealogy.net/Gieswein_(Familienname) 

Sobrenome Leistner

 



Sobre LEISTNER, eu encontrei a informação no Forebears. No caso, o significado é fabricante de formas de pés para sapataria. É um encurtamento de dois substantivos encontrados no dialeto do Hesse e Renânia na Idade Média, que são LEISTSNEIDER e LEISTMECHER.


Segue o mapa de distribuição do sobrenome na Alemanha atual: http://wiki-de.genealogy.net/Leistner_(Familienname)

Sobrenome Rühr



RÜHR provém do baixo alemão medieval "rûr". Significa vigia, sentinela, soldado colocado à torre principal do burgo ou cidade que dá o alarma de invasores ou forasteiros. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...