quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 28

 



676. Czarlinski - sobrenome toponímico relacionado a Czarlin, no antigo condado de Tczew. Também é um toponímico relativo a Czarlina - antigo feudo da família prussiana Von Schedlen de acordo com um manuscrito de 1671 (local indefinido).

677. Czarnecki, Czarniecki - sobrenome toponímico relativo aos seguintes locais: Czarna, nome de aldeia encontrado nos antigos condados de Radzymin, Grójec, Luków, Nowy Alexandry, Radom, Kielce, Piotrków, Sieradz, Plonski, Suwalki, Balcki, Kamieniec, Vilnius e Nowograd-Wolyn; Czarne, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Lipno, Wloclawski, Lask, Przasnyski, Suwalki, Gorlice, Miedzyrzec, Czluchowski, Koscierzyna, Starogrodzki, Kwidzyn, Olecki, Lecki, Goldap e Jansborski; o antigo condado de Czarnca, na região de Checiny.

678. Czarnik - sobrenome metonímico que significa preto. É uma referência a cor do cabelo e o aspecto da pele (o que no caso da Europa Oriental não deve ser confundido com negro, pessoa negra).

679. Czarnkowski - sobrenome toponímico relacionados aos nomes de local como Czarnków, Czarnkówka e Czarnkowo - em conjunto denominam mais de quatro de dezenas de lugares na Europa Oriental.

680. Czartolinski - sobrenome metonímico que significa diabo, maligno. É uma referência a um aspecto comportamental ou fisionômico. Também pode ser um toponímico relativo a Czartoloc, assentamento na antiga comuna de Pyszkowo, condado de Wloclawek.

681. Czartoszewski - sobrenome toponímico relativo à localidade de Czartosy (nome anterior Czartoszewo), no antigo condado de Lomza; ou relativo a Czartosowy, no antigo condado de Kielce.

682. Czasak - sobrenome que significa tempo (cronológico). Tem várias interpretações, mas é possível que esteja mais relacionado ao sistema de cultivo na agricultura, denotando assim estar vinculado ao contexto rural. Pode ainda significar irmão temporão ou ser um patronímico do nome pessoal homônimo.

683. Czasiewicz - sobrenome patronímico do nome Czasak (vide item anterior).

684. Czauderna - sobrenome patronímico dos nomes Czeder, Czader e Czauder - todas formas dialetais ou hipocorísticas do nome Teodor (Teodoro em português).

685. Czech - embora aparentemente signifique tcheco, procedente da Tchéquia (ou República Tcheca), o sobrenome tem sua origem etimológica mais associada ao fato de ser um patronímico do nome eslavo Czeslaw (Ceslau em português; sim, o nome existe, é raro, mas existe em português). Isso não exclui a possibilidade plausível de ser um toponímico relacionado à Tchéquia, porém em muito menor proporção. Pode ainda se referir a uma antiga moeda equivalente a doze cêntimos de prata. Por fim, um toponímico relativo a Czech, aldeia no antigo condado de Radzyn.

686. Czechak, Czechalski - embora aparentemente signifique tcheco, procedente da Tchéquia (ou República Tcheca), o sobrenome tem sua origem etimológica mais associada ao fato de ser um patronímico do nome eslavo Czeslaw (Ceslau em português; sim, o nome existe, é raro, mas existe em português). Isso não exclui a possibilidade plausível de ser um toponímico relacionado à Tchéquia, porém em muito menor proporção. 

687. Czekaj, Czekalski - sobrenome patronímico do antigo nome eslavo Czekaj. Pode ainda ter um significado metonímico que corresponde aquele que espera, esperançoso, melancólico. 

688. Czelusta - sobrenome metonímico que significa mandíbula, boca, bochecha. Refere-se a quem tem uma destas partes da face em proeminência. Pode ainda se referir a um aspecto geográfico como depressão, cavidade, recôncavo, indicando um lugar de habitação. Por fim, um toponímico relativo a Czeluscin, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Krobski e Gniezno.

689. Czemiel - sobrenome polonizado da forma original alemã Zehmen - família aristocrática com origem em Leipzig, na Saxônia, no século XIII, e que passou a enviar sucessivas gerações para a conquista da Prússia a partir do século XV. No caso, como há inúmeros castelos, senhorios e feudos com esta denominação na Europa Oriental e Europa Báltica, compreende-se que este sobrenome tenha mais um caráter toponímico do que propriamente se refira à família em si.

690. Czepik - muitos significados etimológicos: coroar; colocar uma diadema; diadema nupcial; agarrar; sequestrar; agarrar-se a algo persistentemente. Pode ainda ser um patronímico relacionado ao nome arcaico homônimo. O sobrenome tem origens histórica na Lituânia.

691. Czerewko - referência a uma espécie de planta da família das ipomeias (gênero Cuscuta). É um apelo a um local de habitação ou um metonímico para determinado tipo de cabelo muito emaranhado ou ruivo. Também um toponímico relativo a Czerewki, aldeia em Bialystok, na Podláquia.

692. Czerniecki - sobrenome toponímico relativo ao seguintes locais: Czarna, nome de aldeia observado nos antigos condados de Radzymin, Grójec, Luków, Nowy Alexandry, Radom, Kielce, Piotrków, Sieradz, Plonski, Suwalki, Balcki, Kamieniec, Vilnius, Nowograd-Wolyn; Czarne, nome de aldeia encontrado nos antigos condados de Lipno, Wloclawski, Lask, Przasnyski, Suwalki, Gorlice, Miedzyrzec, Czluchowski, Koscierzyna, Starogrodzki, Kwidzyn, Olecki, Lecki, Goldap e Olecki; o antigo condado de Czarnca, na região de Checiny.

693. Czerwicki - sobrenome que significa vermelho. Tem várias conotações possíveis, algumas associadas ao meio rural, à apicultura ou à processos de coloração de tecido. Pode ter vários sentidos figurativos. Difícil interpretação.

694. Czerwinski - sobrenome toponímico relativo aos seguintes lugares: Czerwin, aldeia no antigo condado de Ostroleka; Czerwinsk, nome de aldeia observado nos antigos condados de Plonski, Kwidzynski e Slupsk. 

695. Czerwonka - sobrenome metonímico que significa doente, mal de saúde, pessoa de aspecto frágil ou débil. Pode ainda se referir a uma variedade de argila vermelha encontrada na Eurásia.

696. Czeryna - uma espécie de sopa de batata; um tipo de panela ou chaleira; uma antiga medida de capacidade para alimentos. Mais provavelmente é que faça referência a um tipo de fogão nivelado típico da região. Pode ainda ser um toponímico referente a Czeryn (Czehryn), vila e condado na antiga governadoria de Kiev.

697. Czesak, Czescuh, Czeszak - sobrenome metonímico que designa o profissional responsável pelo processo de pentear a lã. É um ofício medieval.

698. Czestkowski - sobrenome toponímico relativo a Czestków, nome de aldeia encontrado nos antigos condados de Lask e Kolo.

699. Czeszejko - sobrenome patronímico do nome curto Czesz, que deriva de Czeslaw (Ceslau em português).

700. Czesnik - sobrenome metonímico que designa o antigo oficial de justiça na Polônia medieval.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...