quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Sobrenome Santana



SANTANA - é um sobrenome de inspiração religiosa, mas que é poligenético, isto é, tem várias origens diferentes e apresenta diferentes vertentes. Eu elenquei as seguintes:


1 - O sobrenome atribuído a um enjeitado, órfão, sem pai ou família conhecida. Isto foi comum tanto em Portugal quanto na Espanha.

2 - Um sobrenome português madeirense toponímico relacionado à cidade de Santana, na Ilha da Madeira.

3 - Um sobrenome espanhol medieval surgido numa ramal da linhagem dos marqueses de Camarasa, originário do antigo Reino da Galícia.

4 - Um sobrenome espanhol iniciado no século XVI por José María de Moro y Pantoja, cavaleiro real de Granada, Espanha. 

Proibição do entrudo em Rio Grande

 



A Camara Municipal da Villa do Rio Grande resolveu a seguinte Postura:

Fica prohibido o jogo do entrudo: Todos os que molharem, ou enxuvalharem á qualquer pessoa, seráo multados de quatro a dose mil reis. Não tendo o infractor com que pagar, ou sendo escravo que seu Senhor o não mande castigar na prisão com cincoenta açoutes, será comdemnado em quatro dias de prizão. Os escravos seráo presos em flagrante pelas patrulhas, e encarregados da Policia, os quaes ficão authorisados a inutilizar os limões de cheiro, e qualquer especie, ou instrumento destinado ao jogo de entrudo. Salla da Camara Municipal da Villa do Rio Grande em Sessão extraordinaria 29 de Outubro de 1833.=Anacleto José de Medeiros=Francisco Xavier Ferreira=João da Costa Goularte=Ignacio José de Oliveira Guimarães=Antonio Francisco dos Santos Abreu=Manoel Nunes Pires.

(Está conforme)

Francisco José das Neves,

Secretario interino.

Fonte: O NOTICIADOR (Rio Grande/RS), 04 de Novembro de 1833, pág. 03, col. 02

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...