terça-feira, 1 de novembro de 2022

Sobrenome Preussler



PREUSSLER - origem etimológica do termo: pode vir do alemão medieval "priuç" ou "prûçe", que tem suas equivalentes no baixo alemão aos termos "prûsse" ou "prôtze". Todos estes termos correspondem ao nome nórdico-normando "Bruce" que significa "aquele que vem do bosque, floresta" ou mesmo usado como nome próprio.


PREUSSLER também pode ser uma derivação para "prussiano", mas creio que seja pouco provável porque, no caso deste sobrenome que trazes há uma origem histórica conhecida e identificada.

O primeiro PREUSSLER foi Barthol Preussler que recebeu o título de vidreiro oficial do condado de Erzgebirge, no Eleitorado da Saxônia, em 1486. Dele descendem todos os PREUSSLER posteriores (bem como as variantes PREUSLER e PREISSLER). Os PREUSSLER tornaram-se famosos fabricantes e comerciantes de vidro e, mais tarde, porcelana, dando início a uma linhagem que se multiplicou em várias regiões da Europa Central e Ocidental. Os diferentes ramais surgiram posteriormente na Silésia, em Nuremberg, na Boêmia e no condado de Glatz.

Obviamente, eu desejo que tenhas consideração que são mais de 500 anos da existência da família, por isso as ramais e sub-ramais da família são muitas. Os PREUSSLER se espalharam em várias outras regiões da Alemanha, da Áustria, da Suíça e países vizinhos. Eu encontrei uma concentração maior no sul da Alemanha. Peço também que consideres que embora, o tronco original seja essa família de vidreiros famosos, houve outros núcleos da família que se envolveram em outras atividades econômicas e profissões.

Esta é a página da família na Wikipedia em língua alemã: https://de.wikipedia.org/wiki/Preu%C3%9Fler_(Glasmacher)#Weitere_Preu%C3%9Fler 

Sobrenome Deucher



DEUCHER é uma variação de DEUTSCHER e significa alemão, procedente da Alemanha, ou de forma mais estrita, teuto. Os habitantes das áreas colonizadas (e posteriormente conquistadas pelo Império Prussiano/Alemão) da Europa Oriental tendiam a denominar os migrantes de regiões como Baviera, Renânia, Vestfália, Saxônia, etc., como "teutos", no sentido de diferenciar o acento dialetal a que estavam acostumados a usar cotidianamente. Portanto, deutsch/deutscher era uma forma para se referir a um migrante proveniente daquilo que entendemos como "Alemanha Histórica" que se estabeleceu em áreas orientais do Império Prussiano (depois Alemão). 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...