sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Nossa visita à Fazenda Andaluzia em Capão do Leão/RS - Parte 02


Continuidade das fotos de nossa visita à Fazenda Andaluzia, distrito da Hidráulica, Capão do Leão, Rio Grande do Sul.















Sobrenome Dantas


"DANTAS - Sobrenome de origem toponímica. Vem de 'd'Antas', isto é, um lugar denominado Antas. Nada tem a ver com o animal anta. Antas, derivado do termo latino 'antarum', é um monumento existente em Portugal e de origem pré-histórica. Segundo a nobiliarquia, os Dantas procedem de Mem Afonso de Antas, que foi senhor de Vimieiro, onde se acha o solar dos Antes, no Concelho de Coura. Este sobrenome, de larga ocorrência, é documentado desde o século XIII. Possui uma grande tradição."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 14 de Agosto de 1991, pág. 02

Sobrenome Cerqueira


"CERQUEIRA - Toponímico. De 'cercuaria', que vem de 'quercus', que significa carvalho. O mesmo que cercal.

Personalidades: Afonso Júlia de Cerqueira, oficial da Marinha de Guerra portuguesa, médico, matemático e orador notável; Padre Antônio Nunes de Cerqueira, presbítero, poeta e músico afamado, nasceu no Rio de Janeiro em 1701; Francisco de Paula de Araújo Cerqueira, escultor português (1805-1855)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 21 de Junho de 1991, pág. 03

Zeferino Freitas de Oliveira Pradel


"Registro mortuario

O nosso dedicado co-religionario Zeferino Freitas de Oliveira Pradel, que soffria de uma dilatação da aorta, morreu hoje repentinamente, ás 9 horas da manhã, pouco mais ou menos.

O finado era moço de trinta e poucos annos, agrimensor intelligente e chefe da commissão de terras da colonia Mariana Pimentel, no municipio de São Jeronymo.

Por varias vezes tomou armas em defesa da Republica.

Deixa viuva e filhinhos.

Apresentamos os nossos pezames á exma. familia do morto.

- As ceremonias do enterramento se effectuarão amanhã, na Cathedral, saindo o feretro da casa n. 183 da rua da Varzinha."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Dezembro de 1892, pág. 02, col. 04

O balão do capitão Martinez


"Os jornaes do Rio de Janeiro dizem que, finalmente, em um dos primeiros dias d'este mez, subio o balão do capitão Martinez, que já por vezes fizera esperar debalde, e com os olhos fitos no firmamento, metade da população d'esta cidade.

Cerca das 5 horas, saudado por freneticos applausos, elevou-se magestosamente o aerostato Relampago, levando dependurado, em um par de argollas, o capitão Martinez, que nas alturas ia fazendo variados e arriscados exercicios gymnasticos, até perder-se de vista, não o balão, mas o capitão por menos volumoso.

O balão manteve-se apenas no ar uns dez minutos e se não chegou a grande altura, foi esta com vezes maior do que a necessaria para que o capitão Martinez ficasse achatado, se de lá cahisse.

O balão sustentado pelo grande numero de paraquédas que o cercavam, foi descendo paulatinamente até pousar na chacara do fallecido Luiz Antonio Alves de Carvalho, na rua do Cattete n. 182.

O povo invadio a chacara e appareceram logo enthusiastas para levarem o aeronauta, em charóla, outra vez para o circo. A viagem aerea do capitão Martinez foi apenas uma curta digressão, mas bastante para que n'ella pudesse mostrar toda a sua coragem e sangue frio."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 17 de Março de 1886, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...