quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Histórico do Município de Canoas/RS


"Canoas, a 16 quilômetros de Porto Alegre, no centro geográfico da Região Metropolitana, foi originalmente ocupada pelos índios Tapes. Em 1733, o conquistador e povoador Francisco Pinto Bandeira, por razões estratégicas para o Reino Português, radicou-se na paragem Guaixim-Sapucaia dos Campos de Viamão. Esta propriedade foi chamada Fazenda Gravataí, correspondendo, hoje, a área ocupada pelo 1o. Distrito de Canoas.

O nome da cidade deve-se ao fato de que, quando da construção de uma estação de veraneio, seu proprietário à época, Vicente da Silva Freira, construiu algumas canoas para realizar serviços junto ao cais do Sobrado, no Rio dos Sinos.

Em março de 1938 Canoas deixou de ser sede do 4o. Distrito de Gravataí para ser elevada a condição de Vila. O desenvolvimento que se seguiu a partir de então proporcionou o nascimento de um forte movimento emancipatório, liderado pelo Capitão Miguel Lampert. Após a aprovação do General Flores da Cunha, Interventor Federal do Estado, em 27 de junho de 1939 criou-se o Município de Canoas."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 05 de Janeiro de 1999, pág. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...