domingo, 11 de fevereiro de 2024

Sobrenome Hodjanek

 


Sobrenome tcheco metonímico a partir do termo turco (na verdade originalmente persa) hodja ou hoca. Tem um significado abrangente e foi percebido em várias línguas europeias devido à presença turco otomana nas regiões da Península Balcânica e Leste Europeu. Em sentido literal significa "mestre", podendo a se referir a professor, mestre de uma corporação de ofício, um cargo público de supervisor de alguma área específica, pessoa sábia ou culta, líder religioso ou mesmo, no contexto militar, um comandante de uma tropa de assalto ou incursão. Portanto, há várias possibilidades. 

Em correlação, encontramos o termo também no bósnio (HODZA), albanês (HOXHA), sérvio (XOUA), grego (CHÓTZAS), romeno (HOGEA), húngaro (HODZSA, HODSA) e búlgaro (KHOJA). 

HODJANEK é uma forma derivada, mas com o mesmo significado. No tcheco medieval a forma raiz é HODJA. Não se ignora que a forma também exista no polonês, principalmente nos falares dialetais das zonas fronteiriças.

Sobrenome Krummenauer



Sobrenome alemão toponímico referente a Krummenau - nome de lugar percebido três vezes na Europa atual. A seguir: um município no distrito de Birkenfeld no estado da Renânia-Palatinado, Alemanha; um distrito rural do município de Neustadt, no distrito administrativo de Neuwied, no estado da Renânia-Palatinado, Alemanha; uma aldeia no município de Nesslau, no cantão administrativo de Saint-Gallen, Suíça.

O sobrenome é anotado desde o século XIV.

Sobrenome Karbon



 Sobrenome germanizado a partir do original francês charbon, que significa carvão. Designa o fabricante de carvão ou o minerador de carvão mineral. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...