segunda-feira, 24 de outubro de 2016

De acordo com pesquisa, Capão do Leão está entre as 20 cidades menos religiosas do Brasil


De acordo com dados do Censo 2010 e publicados em matéria da revista Exame da Editora Abril, Capão do Leão está entre os 20 municípios menos religiosos do Brasil (mais especificamente na 18a. posição) ou que as pessoas se dizem sem religião. O percentual apresentado é de 27,2 % da população, o que corresponde a 6113 pessoas. No Brasil, o percentual nacional é de aproximadamente 4 % que se declaram sem religião e no estado do Rio Grande do Sul o índice atinge 7,8 %.

O percentual chega a ser curioso, se considerarmos o número de denominações religiosas que vemos grassarem em cada canto do município. Vale lembrar que pessoa sem religião não é sinônimo de ateu, somente indicando que o sujeito não se considera pertencente ou seguidor de nenhuma religião específica. Ainda de acordo com os dados, cerca de 38,62 % da população se declara católica, 25,39 % se declara evangélica, 3,79 % espírita, umbandistas perfazem 2,17 % e outras denominações concluem com 2,73 %.

Particularmente, minha opinião é que as pessoas que se dizem sem religião, pelo menos a grande maioria o faz por se considerar um não-praticante de uma denominação específica, mas é provável que em algum momento se relacione a uma, mas sem o compromisso de a frequentar. Portanto, não acredito que o grupo dos sem religião seja sinônimo para grupo dos sem crença nenhuma.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...