sábado, 28 de agosto de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 17

 



401. Brocki - 
sobrenome patronímico do nome arcaico alemão Brocco ou das formas Brock, Brocke, Brok, ambas formas curtas do nome Burghardt. Também um metonímico para homem atarracado e corpulento. Também um toponímico relacionado à aldeia de Brocz, no antigo condado de Walcz.

402. Brod - sobrenome com diversas interpretações: pode ser um patronímico simples do nome pessoal Brod, este por sua vez uma forma curta do nome Brodzislaw; uma forma para barba, sendo por extensão, homem barbudo; um antigo termo para passagem rasa de um rio, lago ou lagoa, em que cruzam rebanhos e pessoas. No século XVI, documenta-se o uso do substantivo para indicar qualquer assentamento junto a um curso d'água. Igualmente pode ser um toponímico homônimo.

403. Brodziak - queixo; barba; restolho; cabelo na nuca; pessoa idosa e frágil; feixe de cereais após a colheita; um tipo de lâmina; colmeia; um tipo de planta; vau de um rio; antiga estratégia de caça volátil em terrenos úmidos. Inter-relaciona-se diretamente com o item anterior.

404. Brodzki - sobrenome toponímico relacionado aos nomes de lugar Brody e Bród (vários lugares na Polônia e Europa Oriental).

405. Brok - sobrenome toponímico relacionado a Brok, localidade extinta de língua alemã verificada em censos poloneses até o século XIX. Também é uma designação genérica para pântano.

406. Brol, Broll - sobrenome que significa prado úmido, originalmente da palavra alemã brühl.

407. Bromberg - sobrenome toponímico relativo a Bromberg, no antigo condado de Bydgoszcz.

408. Bronclik - sobrenome patronímico dos nomes polacos Bronislaw e Bronisad, ou do nome germânico Brons. Ainda pode ser um metonímico para bronze, por extensão, artesão que trabalha com bronze e outras ligas metálicas. Igualmente, uma conotação para cor da pele ou cabelo.

409. Bronisz - sobrenome patronímico do nome pessoal Bronisz, forma curta dos nomes polacos Bronislaw e Bronisad. Também um toponímico relativo a Broniszowie, no antigo condado de Wieniawa; Broniszowie, no antigo condado de Junosza; Bronisów, no antigo condado de Pomian.

410. Bronowicki - sobrenome toponímico relacionado a Bronowice - nome de lugar encontrado nos antigos condados de Kozienice, Lublin, Brzeziny e Cracóvia. Também um metonímico para um antigo instrumento empregado em agricultura.

411. Broszkiewicz - sobrenome patronímico do nome pessoal Broszek, este por sua vez uma forma curta dos nomes polacos Bronislaw, Brodzislaw e Ambrozy. Também um toponímico relacionado a Broszki, no antigo condado de Gniezno.

412. Brow - patronímico do nome pessoal Brow; sobrancelha; animal castrado.

413. Browarek - sobrenome metonímico que significa cervejaria, e por extensão, cervejeiro, fabricante de cerveja, comerciante de cerveja. Também pode indicar um tipo de tora de madeira bruta. Igualmente um toponímico para Browary, nome de lugar encontrado nos antigos condados de Wloszczowa, Ostroleka, Osterski e Buczacki.

414. Browko - patronímico do nome pessoal Brow; sobrancelha; animal castrado. Também um toponímico relativo a Browki, registrado nos antigos condados de Minsk, Skwirski e Berdyczów.

415. Brozek - sobrenome patronímico do nome Brozek, uma forma hipocorística do nome pessoal Ambrozy (Ambrósio em português).

416. Bruch, Bruchert, Bruks, Brucks, Brux - pântano, lamaçal. Ou ainda um toponímico relacionado a Bruchort, no antigo condado de Zawady. Sobrenome de origem alemã oriental.

417. Brückmann - sobrenome metonímico alemão para oficial da ponte, fiscal da ponte ou aquele que mora perto da ponte.

418. Brudnicki - sobrenome toponímico, relativo aos seguintes lugares a seguir: Brudnica, observado nos antigos condados de Mlawa e Sierpc; Brudnia, nos antigos condados de Inowroclaw e Srem; Brudno, nos antigos condados de Varsóvia, Wlodawa, Leczyca e Radom. Outros significados: espécie de inseto; sujo; preto; feio, desonroso.

419. Brun, Brunn, Brunsert - sobrenome patronímico do nome alemão Brun ou Brunon (Bruno em português).

420. Brunschmidt - sobrenome metonímico que significa ferreiro que trabalha com processos de escurecimento (antiga técnica medieval que visava prolongar a durabilidade e eficácia de certos objetos metálicos).

419. Brudniewicz - sobrenome toponímico relacionado a Brudki, aldeia no antigo condado de Kowalski, ou a Brudnia, aldeia no antigo condado de Inowroclaw. Também se elenca como significados: sujo, sujeira; preto; feio, desonroso; mancha; esterco.

420. Bruszkiewicz - sobrenome metonímico relativo a pedra de amolar, e por extensão, a função profissional de amolador, afiador, cuteleiro. Outros significados: bloco de madeira; uma árvore usada na construção de mastros; homem rude e desajeitado; marceneiro. Também pode ser um patronímico do nome pessoal Broszek ou Brosz, formas curtas dos nomes polacos Bronislaw, Brodzislaw w Ambrozy.

420. Brudniewicz (outra vertente) - sobrenome patronímico do nome pessoal Brudny.

421. Brychcy - sobrenome patronímico do nome Brychcy, este por sua vez uma eslavização do nome celta Brykcy (em latim Brictius ou Britius) que significa forte, poderoso.

422. Bryk - sobrenome patronímico do nome Brychcy, este por sua vez uma eslavização do nome celta Brykcy (em latim Brictius ou Britius) que significa forte, poderoso. Outros significados: resistir; chutar; atrevido; rebelde.

423. Bryla - sobrenome patronímico do nome medieval Bryla. Outros significados: pedaço grosso de algo; algo redondo; um tipo de pão.

424. Brzakal - zumbido, zumbidor; pessoa de voz estranha; inchado.

425. Brzezinski - sobrenome toponímico do nome de lugar Brzezina, encontrado nos antigos condados de Kalwaria, Zydaczowski, Jaworowski, Koscian, Toszecko-Gliwicki, Wielkostrzelecki, Mielicki e Tlumacki. O vocábulo brzezina em polonês significa floresta de bétulas, lugar de bétulas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...