segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Histórico do Município de Nova Roma do Sul/RS


"O início de Nova Roma do Sul aconteceu a partir de 1880 quando mais de 200 famílias de eslavos, poloneses, suecos e russos, instalaram-se na região. Em 1888, chegaram os imigrantes italianos, denominando o lugar em homenagem a capital italiana Roma.

Desde que se emancipou, o aspecto cultural, seja no ensino escolar, promoção de cursos e eventos, é uma preocupação constante do Município, surgindo assim: A Semana da Poesia e La Prima Vendemmia, entre outros.

Os caminhos que levam a Nova Roma do Sul são emoldurados por vales, rios e cascatas. A natureza exuberante e ainda intacta é nosso maior tesouro. O cheiro de mato, a romântica travessia de balsa sobre o Rio das Antas, o ar puro da serra e sua inigualável culinária de dar água na boca, soma-se à hospitalidade e a poesia, fazendo a alegria e o prazer de quem vive neste pedacinho de céu.

LOCALIZAÇÃO

Encosta Superior do Nordeste/RS - 'Serra Gaúcha'

Vias de acesso:

Norte - Antônio Prado

Leste - Nova Pádua (travessia de balsa)

Oeste - Vila Flores, Veranópolis

Área - 147 km2

Altitude - 750 m

População - 3099 hab.

Distância da Capital - 165 km

Economia: Agropecuária, Suinocultura, Avicultura, Agricultura, Hortifrutigranjeiros, Fruticultura e Viticultura, Produção de Cebolas, Móveis e Esquadrias, Artefatos de Couro, Escovas e Pincéis."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 26 de Outubro de 1998, pág. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...