quarta-feira, 17 de agosto de 2022

José Antonio Garrastazú



"Falleceu em Bagé, no dia 4 do corrente, o cidadão José Antonio Garrastazú, negociante d'aquella praça.

- Na mesma cidade finou-se mais o poeta Carlos Teixeira, auctor dos Primeiros Balbucios, muito moço ainda e de reconhecido talento.

✤✤✤✤✤

Falleceu hontem, no Rio Grande, o 1o. tenente Jayme Severo dos Santos, ajudante de ordens do general Santiago."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Fevereiro de 1894, pág. 02, col. 02

José Ewbank da Câmara



 Victima de uma syncope cardiaca, falleceu ante-hontem, ás 10 horas da noite, o distincto engenheiro brasileiro José Ewbank da Camara.

Era natural do Estado do Rio Grande do Sul e contava 42 annos de idade. Formado pela Escola Central, hoje Polytechnica, iniciou sua prospera e brilhante carreira na estrada de ferro Central do Brasil, de que foi depois director.

Nos ultimos annos de sua laboriosa existencia, occupou os mais elevados postos da engenharia brasileira.

Foi director de uma das estradas de ferro de Pernambuco, cargo que deixou para exercer o de auxiliar technico do finado conselheiro Buarque de Macedo, quando ministro da agricultura.

Depois foi engenheiro chefe da construcção do prolongamento da estrada de ferro Central, e mais tarde inspector das obras publicas d'esta capital. Regressando de uma viagem á Europa, depois de deixar este ultimo logar, foram as suas habilitações technicas aproveitadas pelo então ministro da agricultura, o Sr. conselheiro Carneiro da Rocha, para director da estrada de ferro Central do Brasil, logar que exerceu por espaço de cerca de 5 annos, melhorando muitos dos serviços d'essa via-ferrea.

Ultimamente, depois da proclamação da Republica, foi nomeado chefe da commisão de compras de materiaes para o Estado, logar que não chegou a exercer por não ter o Dr. Demetrio Ribeiro concordado com a sua nomeação, feita pelo antecessor d'aquelle ministro.

Ha poucos dias ainda o governo provisorio o nomeára chefe da commissão incumbida de organisar o plano da ligação das estradas de ferro do norte, logar que o finado não acceitou.

Era um dos engenheiros brasileiros que gosava de mais nomeada, e da sua competencia profissional póde-se julgar pelos importantes cargos que desempenhou.

A noticia do seu subito e inesperado fallecimento foi recebida com sorpreza e magoa, pois de sua robustez physica e intelligencia muito havia ainda a esperar.

O seu corpo foi hontem dado á sepultura no cemiterio de S. João Baptista, sahindo da casa de sua residencia, á rua do Conde de Lages.

Muitos amigos e collegas acompanharam os seus despojos á ultima morada, tendo sido depositadas sobre o caixão grande numero de corôas da familia, de companheiros e de amigos.

Á sua Exma. familia apresentamos nossos sentidos pezames.

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 05 de Março de 1890, pág. 01, col. 07

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...