sábado, 6 de outubro de 2018

A sociedade nórdica


"O tríplice universo nórdico é a origem de todas as sociedades germânicas.

Apóia-se numa classe de baendr (singular: bondil), isto é, de proprietários de terra, e entre eles, apoia-se nos chefes de cantão e nos chefes de clã, na paz e na guerra, sacerdotes do santuário local. No seu hall com lareira central, no seu assento-elevado de espaldar esculpido, o chefe comanda um harad (Dinamarca, Noruega Oriental, Gotäland) ou um hundari (Uppland e Gotland). O hundari é a 'longa centena' de 120 guerreiros camponeses, como era costume entre os Francos, os Anglo-Saxões e no conjunto do mundo germânico. Todos os homens livres reúnem-se ao ar livre, cada semana ou cada quinzena, num lugar de culto ou num centro de comunicação. O thing (assembleia) de cantão delega uma representante para o thing superior, o da província.

A província, landskab dinamarquesa, landskap sueca, fylk norueguesa, remonta à pré-história. As quatro províncias dinamarquesas estão separadas por braços de mar; lagos e florestas dividem, na Suécia, o Svealand do Gotäland; cada província norueguesa é compartimentada por um fiorde. Foi no centro destas províncias que desenvolveram as tribos da primeira Germânia.

Quem se apresenta ao thing está protegido por uma 'paz' especial. A região realiza suas assembleias num local central consagrado pelos deuses: o landsthing de Fiônia que se reúne em Odense, santuário de Odin. Para ser proclamado, o rei dinamarquês deve subir sobre a rocha do Daneryg, no landsthing de Viborg, na Jutlândia. O rei sueco, soberano-sacerdote do Antigo Uppsala, é proclamado no thing de Uppland sobre a pedra mágica da campina de Mora.

As realezas unificadoras não estão previstas na antiga divisão territorial da Escandinávia. A única autoridade apoiada nos costumes é o thing de clã e de província, que promulga suas leis e julga as proposições do rei; herdeiro de um Königtum, uma realeza antiquissima, o thing fundamenta suas funções nos seus mitos de proteção comunitária e de fecundidade; ele é árbitro, pacificador, porém não legisla. Somente em caso de guerra sua autoridade é reconhecida por todos: então, ele comanda o levante em massa (lething), para a defesa do litoral e a guerra marítima; e os cantões costeiros de Uppland (Roden) fornecem ao rei os contingentes de remadores; cada um equipa um navio, comandado pelo membro mais importante da família.

(...)

Essas sociedades inteiramente rural, na qual não existem cidades, é portanto centralizada na residência do jarl (chefe regional hereditário) e na herdade do bondi. O chefe norueguês da época viking reside numa casa de madeira, retangular, com uma alta empena inclinada, rodeada de cozinhas, celeiros para víveres, estábulos e dormitórios, onde se alinham as fileiras de catres e os cofres tacheados, espalhados pela 'habitação alongada' (langeldr). Na Dinamarca e na Escânia a construção é uma só, em forma de T, rodeada por um pátio nos três lados; e os muros são, frequentemente, de tabiques. Na Suécia, a casa de madeira às vezes é desmontável. Nem janelas nem chaminés: um orifício no teto, protegido por uma bexiga de porco, esticada num caixilho; contudo, o fazendeiro norueguês tem a sua badhstôfa (sala de banhos).

A fazenda tem sua forja, onde o ferro é trabalhado com martelo, lima e pedra de afiar, segundo uma tradição milenar, assim como o seu tear vertical no qual as mulheres tecem um pano grosseiro, o vadhmâl. Em volta das construções, estendem-se as terras que o bondi possui, através de aquisições ou, por herança (quatro ou seis gerações), em ôdhal: este regime arcaico de propriedade plena protege a herdade contra as divisões e dá ao clã um direito de resgate por preempção, em caso de alienação dos bens. Na época viking, somente os chefes de famílias importantes tinham o direito ao ôdhal.

É neste meio ambiente de aristocratas camponeses, cujos fazendeiros usam a espada, que tem sua origem a corrente viking."

Fonte: LOUTH, Patrick. A civilização dos germanos e dos vikings. Rio de Janeiro: Otto Pierre Editores, 1979, pág. 159-161.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...