sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Sobrenome Ubatuba


"ANTIGUALHAS

ORIGEM DOS NOMES DE ALGUMAS FAMILIAS CONHECIDAS

✤✤✤✤✤

Morava no bairro do Arsenal em Porto Alegre um proprietario de canoas de tolda (as canoas históricas da carreira de Rio Pardo): era de estatura menos que regular, e de corpo proporcionado á estatura; e não era muito idoso. Não passava por ser velho gamenho; entretanto quando não tinha de ir tratar jaquetalmente com os seus barqueiros, apresentava-se em publico de botas polidas, calça branca ou de côr, bem engommada, ricos babados na camisa, corrente de relogio com o competente camafeu, casaca asul com botões da mesma côr ou pretos, grisalhos bem penteados, pois não era calvo, e brinquinho d'ouro na orelha. Chamava-se elle José Pereira da Silva; era porém geralmente conhecido por José Batuba, ou abreviadamente pela gente da sua companha - Zé Batuba.

Entre diversos filhos que parece não terem tido descendencia, destacava-se um que negociava em um armazem de porta larga na praça da alfandega: chamava-se elle Manoel Pereira da Silva; porem o respeitavel publico fazendo-o herdeiro da alcunha de seu pai, só o conhecia por Manoel Batuba.

Este tambem por sua vez teve um filho de nome Manoel que na escola de primeiras letras se assignava Manoel Pereira da Silva. Este tendo vindo para o Rio de Janeiro estudar medicina, entendeu, e creio que entendeu bem, neutralizar o odioso da alcunha de seus maiores, pois em sua volta foi portador e dono de um diploma que o intitulava Doutor Manoel Pereira da Silva Ubatuba, nome muito conhecido na politica, na saude publica e na industria, e que com distincção tem sido transmittido e conhecido no estudo das letras e do magisterio."

Fonte: ANNUARIO DA PROVINCIA DO RIO GRANDE DO SUL PARA O ANNO DE 1886. Porto Alegre, Gundlach & Cia., 1885, pág. 153-154.

Bernardo Taveira Junior


"Registro mortuario

(...)

Em Pelotas falleceu o conhecido litterato Bernardo Taveira Junior, nosso co-religionario.

Deixou varias obras de sua lavra, e outras traduzidas o allemão.

Era tambem jornalista e professor habil.

Os nossos pezames á sua exma. familia.

✤✤✤✤✤

Falleceu em S. Sepé o cidadão Nedario Brum."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 24 de Setembro de 1892, pág. 02, col. 02

Affonso Pereira da Silva


"Registro mortuario

(...)

Falleceu na Cachoeira o dr. Affonso Pereira da Silva, medico. Militava no partido federal, tendo antes pertencido ao liberal."


Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Fevereiro de 1892, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...