quinta-feira, 14 de setembro de 2023

O covil do segundo distrito das Pedras Brancas

 



Pedras Brancas

Escrevem-nos d'ali em data de 7 do corrente:

"O 2o. districto das Pedras Brancas, desde a costa do Jacuhy até o Boqueirão, tem sido até agora um verdadeiro covil de ladrões e assassinos, protegidos pelas autoridades de então, por medo de tel-os por inimigos. A tanto chegou a desmoralisação da autoridade desde vinte annos passados!

O subdelegado actual, porém, Bibiano Dias de Casttro, tal energia, zelo, prudencia, criterio e actividade tem desenvolvido, que, acompanhado apenas de duas praças policiaes, capturou um assassino celebre, de nome Julio Carneiro, que actualmente está sendo processado na Encruzilhada por crime de morte; ha um mez instaurou processo contra um ladrão de gado, de nome João Baptista, tido por assassino; pouco tempo depois instaurou processo a um concunhado d'este, tido tambem por ladrão de gado e assassino, por espancar uma creança de seis annos e sua mãi, sem que ambas tivessem pessoa alguma que as defendesse; finalmente, acabou hoje de instaurar processo a tres individuos conhecidos por Coroados, por descobrir uma xarqueada clandestina, occulta na matta, em que encontrou as provas de furto de gado em grande escala e de longa data, taes como grandes covas em que estavam enterrados sebo, tripas e outros residuos de muitas rezes, tendaes, estuqueadores, etc.

A dedicacção d'essa autoridade foi a ponto de enviar com os autos um esboço topographico dos terrenos adjacentes ao local do crime em tão larga escala.

Cumpre dizer que todos os individuos mencionados formam, com outros aqui residentes e varios assassinos celebres de S. Jeronymo, conhecidos por Lemos, Tatús, Pintos e Botelhos, uma tremenda quadrilha, que, tendo por divisa 'quem fala, paga', trazia em completo desassocego todo este districto.

Ora, a autoridade a que me refiro, secundada por alguns poucos cidadãos energicos, têm-se tornado merecedora de animação e mesmo de coadjuvação em bem da justiça, que tão rara é entre nós.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Setembro de 1886, pág. 02, col. 03

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...