quarta-feira, 13 de abril de 2022

Sobrenomes Poloneses - Parte 55

 



1351. Gruchot - sobrenome metonímico associado a um verbo para esmagar, desgastar, algo que chocalha, estala. Pode corresponder a um ofício agrícola de moagem ou separação de grãos.

1352. Grudek - o mesmo que dezembro. Um toponímico para Gródek, nome de aldeia/local encontrado nos antigos condados de Nowminski, Konecki, Opoczno, Wloszczowski, Sokolów, Wlodawa, Radzysnki, Mazovia, Nowy Alexandry, Tomasów, Bialystok, Wilejski, Dzisienski, Minsk, Pinsk, Borysowski, Bobrujski, Siewynski, Hajsylkiki, Kamzzycowsinski, e mais quatro menções perdidas ao longo da história.

1353. Grumula - sobrenome híbrido alemão-polaco para verde, verdejante.

1354. Grun - forma aliterada para verde, verdejante.

1355. Grün - sobrenome patronímico do nome alemão Grün (verde).

1356. Grunau, Grunaw - sobrenome toponímico relativo à aldeia de Grunau, no antigo condado de Lycbarski, nos domínios da diocese da Vármia.

1357. Gruneberg, Grunenberg - sobrenome toponímico relacionado a Grunenberg - nome de cinco localidades entre a Polônia e a Alemanha.

1358. Grunert - sobrenome patronímico hipocorístico do nome alemão Hieronymus (Jerônimo em português). Também pode ser um patronímico do nome germânico arcaico Gruanhart.

1359. Grunhagen - sobrenome toponímico relativo à aldeia homônima, outrora encontrada no antigo condado de Sztum.

1360. Grunik - sobrenome patronímico do nome pessoal alemão Grun (ou de qualquer outro nome alemão que inicia com o prefixo Grun-). É importante destacar que os eslavos em algumas ocasiões tornavam patronímico não o nome, mas o sobrenome.

1361. Grunwald - sobrenome toponímico relativo à Grunwald - nome de aldeia verificado nos antigos condados de Ostróda, Klodzko e Chodziez.

1362. Grunwalt - sobrenome toponímico relativo à aldeia de Grunwalt, encontrada no antigo condado de Czopek-Kopciuch.

1363. Gruszczyk, Gruszka, Gruś - pêra (a fruta). Pode corresponder a um cultivador de pêras, uma pessoa cujo corpo lembra o formato de uma pêra, mas também uma forma para designar parente distante - derivada da expressão eslava terceira água da pêra (significa alguém que tem relação parental com o indivíduo de forma confusa ou pouco próxima). Por fim, pode ainda ter o significado de pessoa com cisto, tumor.

1364. Gruszczyński - sobrenome toponímico associado aos seguintes locais: Gruszczyn - nome de aldeia observado nos antigos condados de Wloszczowski, Kozienice e Swarzedz; Gruszczyce ou Gruszczyno - nome de localidade verificado nos antigos condados de Sieradz e Blaszki.

1365. Gruszewski - sobrenome toponímico relativo à cidade de Gruszew ou Gruszewo, cidade do antigo Reino da Polônia. Também pode ser um patronímico do antigo nome pessoal Grusz.

1366. Gruszkowski - sobrenome toponímico relativo a uma antiga localidade na extinta voivodia da Rutênia. Carece de mais informações.

1366. Grużlewski - sobrenome toponímico relativo a Gruze, no antigo condado de Panevezy; ou a Gruzele, no antigo condado de Rossienski.

1367. Gryboś - sobrenome vinculado a uma palavra para cogumelo. Designa figurativamente pessoa velha ou decrépita, ou homem com rosto maçante, bexigoso. Pode ainda indicar portador de pústula ou tumor. Ou também um antigo comerciante de um vinho fino húngaro em terras polacas.

1368. Grycuk, Gryczyk - trigo-mourisco, por extensão, o agricultor dessa variedade. Também: forma metafórica para pessoa desleixada. Ou ainda, um patronímico da forma Gritz - hipocorístico do nome alemão Gregorius (Gregório em português).

1369. Grymula - furioso, cruel, feroz, temperamental, azedo (personalidade).

1370. Grynberg - sobrenome toponímico relativo a Grünberg, hoje a cidade polonesa de Zielona Góra.

1371. Gryps - lápis. Designa o ofício de escriturário ou contador.

1372. Gryszka - patronímico do nome Grzegorz (Gregório em português).

1373. Grądzielski - sobrenome que corresponde a barra de tração de um arado. Por extensão, camponês que usa o arado, ou mais especificamente, construtor de arados.

1374. Grzebielucha, Grzebisz - cutucar, remexer, raspar, arranhar, demorar, saquear, entre outros. Muitas interpretações.

1375. Grzech - patronímico do nome Grzegorz (Gregório em português). Também uma forma para designar pecador, imoral.

1376. Grzecznowski - sobrenome metonímico para educado, sábio, racional, lógico, elegante, distinto.

1377. Grzegocki, Grzegorczyk, Grzegorzak, Grzeliński, Grzesiak - patronímico do nome Grzegorz (Gregório em português).

1378. Grzelka - patronímico do nome Grzegorz (Gregório em português). Também cozimento, ato de cozinhar.

1379. Grzybowski - sobrenome toponímico relativo a Grzybowo, nome de lugar encontrado nos antigos condados de Varsóvia, Ciechanów, Mlawa, Sierpc, Maryampolski, Wagrowiec, Gniezno, Koscierzyna e Lecki; ou a Grzybów, encontrado nos antigos condados de Kutno, Sieradz, Konozienicki, Opoczno, Kociewie (duas vezes), Konstantynowski e Mielecki.

1380. Grzymała - sobrenome patronímico do nome Grzym - forma hipocorística do antigo nome eslavo Grzymislaw (=aquele cuja fama soa como o trovão).

1381. Grzymkowski - sobrenome toponímico referente a Grzymka, nome de lugar verificado nos antigos condados de Kolno e Przasnysz. Também um patronímico do nome Grzym - forma hipocorística do antigo nome eslavo Grzymislaw (=aquele cuja fama soa como o trovão).

1382. Grzywacz - metonímico para pessoa com cabelo que lembra crinas de cavalo, ou uma juba; cabelo espesso e que se nota, cabelo grande.

1383. Grzywna - uma antiga pele que serviu como moeda corrente entre os eslavos rutenos na Idade Média, dada a escassez de metal circulante. O uso de peles animais como moeda persistiu na Europa Oriental até aproximadamente o século XVIII. Com o tempo, o termo também serviu para denominar moedas polonesas e lituanas, bem como um antiga medida de peso usada comercialmente entre os prussianos. Por tudo, tende a corresponder um comerciante ou cambista que utilizou-se deste sistema em relações econômicas.

1384. Guba - tem vários significados associados, mas tende a significar pessoa de boca grande ou pessoa de bochecha grande. Pode ainda indicar quem mora numa região côncava. 

1385. Gucia - sobrenome patronímico do nome alemão Gutz - que pode ser um hipocorístico do nome Gustaw (Gustavo em português) ou Gottfried (Godofredo em português).

1386. Gudakowski - sobrenome toponímico relacionado a Guda, nome de lugar verificado nos antigos condados de Nowy Aleksandrów, Lidzki e Rossienski.

1387. Gudau - sobrenome patronímico do nome antigo prussiano Gudaw, em que se relacionam também os nomes Gudeike e Gudenyn. Também pode ser um toponímico referente a Gudawo, aldeia no antigo condado de Telszew.

1388. Gugała - sobrenome metonímico para tumoroso, pessoa com crescimento avantajado. ainda, pessoa corcunda.

1389. Guliński - sobrenome toponímico relativo a Gulin, nome de localidade verificado na comuna de Zakrzew, no antigo condado de Radomskie.

1390. Gumkowski - sobrenome toponímico relativo a Gumka, na comuna de Piski, no antigo condado de Ostroleka. A aldeia de Gumka tinha somente 42 habitantes em 1827. A família tem registros desde 1481 e tende a ser uma única vertente.

1391. Gumowski - sobrenome toponímico referente a Gumów, nome de localidade verificado nos antigos condados de Ciechanów, Plonski, Lomza e Torun; ou a Wielki Gumów, na região de Lomza; ou a Gumowo, no antigo condado de Ciechanów.

1392. Gumula - atualmente significa borracha, porém no contexto histórico tem outro significado: uma espécie de seiva espessa extraída de algumas plantas europeias cujo uso medieval se direcionava a diversas aplicações artesanais. Por extensão, o extrativista e comerciante desta seriva.

1393. Gunowski - sobrenome toponímico relativo a Gunów, aldeia no antigo condado de Pinczów.

1394. Gunter - sobrenome patronímico simples do nome alemão Gunther.

1395. Gurash - amargo; ou também, aquele que habita acima, no patamar superior. Faz referência geográfica.

1396. Gurbal - sobrenome toponímico relacionado a Gurba - aldeia e senhorio na freguesia de Mszczonów, comuna de Piekary, no antigo condado de Blonski.

1397. Gurtowski - sobrenome metonímico para fabricante de arreios, ou também fabricante de cintos e fivelas. Também pode indicar um profissional que trabalha com estofaria.

1398. Gurzyński - sobrenome patronímico do nome eslavo Gorzyslaw. Também um toponímico para os seguintes locais: Górzyn, verificado nos antigos condados de Miedzychód e Bydgoszcz; Górzyny, no antigo condado de Mozyrski; Górzno, nos antigos condados de Garwolin, Pleszew, Wschowski, Bodnicki e Zlotów.

1399. Gusek, Gusk - sobrenome patronímico hipocorístico relacionado aos nomes Augustyn, Gustaw, Gumbert e Guncerz, entre outros. Também um toponímico para Gusken, aldeia e feudo outrora encontrado na Vármia, na época do Reino da Prússia.

1400. Gustołek - sobrenome patronímico hipocorístico dos nomes Augustyn (Agostinho em português) ou Gustaw (Gustavo em português).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...