terça-feira, 12 de setembro de 2006

Golden Dream

Curiosa notícia extraída de um jornal do município (O Rugir do Leão, ano I, número 05, página 05, junho de 1995):
Ouro no Capão do Leão
Pode estar no subsolo a salvação do Capão do Leão para a grave crise econômica enfrentada pelo município. A Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CRPM) informou a existência no litoral Sul, de reservas de ouro e de outros minérios. Só de titânio, minério utilizado na fabricação de ligas metálicas de alto valor e gerador de diversos subprodutos, entre eles a tinta, as reservas ultrapassam 450 milhões de toneladas. Outros minerais de alta cotação encontrados na região foram platina, prata e pedras semipreciosas.
De acordo com o levantamento da CRPM, os mais fortes indícios de ouro concentram-se entre Capão do Leão e Pelotas e de Capão do Leão a Pedro Osório. Além da zona sul, foi encontrado ouro em municípios das zonas Centro-Sul, Centro, Vale do Rio Pardo, fronteiras Sudeste e Oeste.
Antes de iniciar a exploração, ainda é preciso pesquisar a quantidade e a viabilidade econômica do metal. Os técnicos alertam principalmente sobre o impacto ambiental que pode causar a exploração desordenada, sem levar em conta as normas ambientais. Segundo eles, várias empresas mineradoras já solicitaram reservas para explorar os minérios em mais de 100 áreas.
Prefeitos de vários municípios estudam a criação de um consórcio intermunicipal para exploração de reservas. O projeto visa garantir o gerenciamento da exploração, prevendo normas e procedimentos para preservar o ambiente. Entretanto, tudo indica que a prefeitura municipal de Capão do Leão não está entre os municípios consorciados. Se está, ainda não contaram para ninguém. Infelizmente, enquanto o município possui ouro e metais preciosos, o povo leonense continua levando ferro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...