quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Sobrenome Haupenthal



HAUPENTHAL - é um sobrenome toponímico referente ao antigo senhorio de Haupenthal, no distrito de Sankt Wendel, Sarre, Alemanha. O que encontrei sobre este nome de família é o seguinte: um nobre chamado Mattheiss Huppenthal recebeu estas terras no ano de 1661, por serviços prestados na Guerra dos Trinta Anos, e a herdade permaneceu na família até aproximadamente 1782. O nome de lugar não existe mais, mas o sobrenome sobreviveu. Atualmente, corresponderia às terras do município de Obersötern, no mesmos distritos e estados já mencionados. Huppenthal, Hupenthal, Hauppenthal, Haupenthal são termos correlatos que significam aproximadamente "vale em forma de capuz".


A maior concentração de Haupenthal é justamente na região do Sarre.

Segue o link: https://www.saarbruecker-zeitung.de/saarland/saarland/mg-namenhaupenthal-mattheiss-huppenthal-war-namensgeber_aid-386609 

Sobrenome Grupp



GRUPP - é uma forma contraída de GRUPPE, que corresponde a grupo em alemão. O significado do sobrenome, dentro de seu contexto histórico, corresponde a um soldado (ou de forma genérica um militar) que pertence a um "gruppe" (grupo). Na Idade Média e durante a Idade Moderna, uma unidade básica do Exército em regiões como Hesse, Baviera, Francônia, Baden, Áustria, Turíngia, Boêmia, etc., era o "gruppe" - conjunto de 8 a 12 soldados comandados por um sargento. Portanto, corresponde a um soldado que pertence a um "gruppe", isto é, um soldado combatente, diretamente envolvido com combates corpo a corpo. No caso, as formações em"gruppe" eram exclusivas da Infantaria.


A formação em "gruppe" também alude ao meio acadêmico, no sentido de determinar uma turma de alunos de uma faculdade ou liceu.

Concluindo, GRUPP pode tanto aludir a um soldado de infantaria, quanto a um estudante, e por fim, a um aprendiz de uma oficina artesanal. O sentido é bem amplo, mas aposto por referências bibliográficas e históricas, que se refira mais ao meio militar, por isso, um soldado de infantaria. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...