quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Obras de Abertura do Loteamento Zona Sul em 1979

O terreno visualizado corresponde a segunda etapa de construção do Loteamento Zona Sul, na parte do atual Posto Fortaleza, em 1979. Aliás, a área pertencera ao Sr. Oriente Brasil Caldeira que foi o criador do loteamento. A 1a. etapa (entre av. Três de Maio e BR-116) foi entregue em 1977. Com o aumento do número de interessados em terrenos no loteamento, o Sr. Oriente teve que ampliar a área, abrindo ruas no outro lado da BR-116, obra que foi entregue em 1980 aproximadamente. Na parte nova, surgiram posto de gasolina, escola e centro comunitário, também por iniciativa do Sr. Oriente.
Cortesia: Sr. Fernando Caldeira

Armazém do Sr. Ernani da Rosa no Jardim América em 1978

O que foi o Armazém Moreira ou o antigo comércio do Sr. Narciso Silva para o Capão do Leão, fora o Armazém do Sr. Ernani (Nandi) da Rosa no bairro Jardim América, entre 1966 e até o final da década de 1970. Além de um importante ponto de comércio, referência no bairro e a pessoas que vinham da zona rural, a área do estabelecimento também comportou um cinema (Cine América), uma ferraria, uma carvoaria, uma olaria, casas de aluguel (ao lado), oficina de bicicletas, bar com snooker, fabriqueta de picolés e ponto de venda de lenha. O local foi o "point" do Jardim América na década de 1970, tanto que era ponto de parada obrigatório a candidatos em campanhas eleitorais. Com a morte do Sr. Ernani da Rosa em 11 de Março de 1978, o comércio decaiu. Entretanto, mesmo depois de sua morte, o Sr. Ernani viria ainda a ser homenageado posteriormente com a denominação de um rua no bairro. O armazém situava-se onde hoje se encontra a Clínica de Fisioterapia à avenida Três de Maio.
Cortesia: Sr. Erni Waltermann da Rosa

Super Varejo Gomes em 1986

A década de 1980 foi marcada por um aumento impressionante da migrantes no bairro Jardim América. Paralelamente, as antigas baiúcas (comércios menores) foram sendo substituídas por estabelecimentos comerciais maiores, destinados a um público cada vez maior. Os produtos a serem vendidos tornaram-se cada vez mais diversificados, uma simples vendinha não podia se resumir ao esquema "pão-leite-arroz-feijão". O Super Varejo Gomes, propriedade da família homônima, que situava-se na rua 28 de Março, no bairro Jardim América, marcou época entre 1986 e 1994. Posteriormente, a citada família viria a empreender a criação de um supermercado no centro de Capão do Leão, não por acaso.
Obs.: foto de 15 de Agosto de 1986.
Cortesia: Sra. Jane Deniz Mello Gomes

Reuniões da Associação Comunitária do Jardim América (ACOJA)

Reunião em 31 de Agosto de 1987
Reunião em 29 de Abril de 1987
A Associação Comunitária do Jardim América (ACOJA), oficialmente fundada em 03 de Julho de 1984, possui uma trajetória de muitas lutas e realizações. Energia elétrica, transporte coletivo, assistência social, atendimento médico e, sobretudo, a questão da água estiveram em pauta nas mobilizações das lideranças da associação. Aliás, muito se conseguiu para o bairro graças ao trabalho da Acoja. A associação viveu um período inicial informal de 1984 a 1986, seguindo-se um período de grande mobilização entre 1986 e 1993. Quase desaparecida nos anos 90, a ACOJA teve dois breves momentos de ressurgimento: final de 1998 e nos anos 2000 a 2002. Novamente inativa, permaneceu assim até junho deste ano, quando uma nova mobilização surgiu e pretendendo reorganizar e reativar a associação.
Cortesia das fotos: Sra. Neli Gadea Alves



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...