sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Sobrenome Fagundes


"FAGUNDES - Sobrenome patronímico dos nomes próprios FAGUNDO e FACUNDO (que também aparecem como sobrenomes). Também existe a variante FAGUNDEZ. 

Facundo é um nome próprio que significa 'eloquente' ou 'aquele que tem facilidade de falar'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Setembro de 1991, pág. 02 

Sobrenome Ataíde


"ATAÍDE - Toponímico português. Escrevia-se também Athayde, Athaide e Ateide. Pode ser o mesmo que Taide e Tagilde, que provém do germânico 'Athanagild'. 'Atta' seria pai e 'hilds', luta, segundo interpretação comum.

O solar foi a Torre de Ataide, concelho de Santa Cruz de Riba Tamenga, no Minho, no século XIII.

Personalidades: Álvaro de Ataíde foi administrador português, no século XVI, filho de Vasco da Gama; Antônio de Ataíde, estadista português (1500-1563); Catarina de Ataíde, falecida em 1551, teria sido a amada de Camões, sob o anagrama Natercia, era filho de Álvaro de Souza; outra Catarina, mulher de João III, também foi identificada como Natércia; Luiz de Ataíde foi estadista português (1519-1581)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 08 de Julho de 1990, pág. 03

O carrasco punido em Tatuí


"Transcrevemos do Progresso de Tatuhy, S. Paulo:

'No dia 16 do corrente, Vicente, tropeiro, escravo de d. Maria Eulalia de Mascarenhas, soffreu a pena de açoites a que foi condemnado pelo presidente do tribunal do jury, em consequencia do art. 60 do codigo criminal e das decisões do jury.

Houve a principio difficuldade para a execução da sentença por não encontrarem quem se prestasse a desempenhar o deshumano encargo de carrasco; mas afinal removeram essa difficuldade com o apparecimento de um individuo que dá pelo nome de - Luigi Machina, que se prestou a dar 25 açoites em Vicente, tropeiro, pela miseravel quantia de 2$500.

Mas, honra seja feita á população tatuhyana! Luigi Machina não pôde affrontar a repulsa publica: os 2$500 que ganhou foram causa da sua retirada d'esta cidade, no dia seguinte."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 07 de Agosto de 1886, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...