terça-feira, 26 de outubro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 48

 



1176. Gedzielewski - sobrenome toponímico relativo a Gadlau (atualmente Gaglawki), no antigo codnado de Olsztyn.

1177. Gibowski - sobrenome toponímico referente a Giby, aldeia na freguesia de Sejny, comuna de Pokrowsk, no antigo condado de Sejny.

1178. Gicala - sobrenome metonímico que significa pernil, presunto; forma figurativa para charcuteiro. Também um toponímico para a aldeia de Gice (hoje Hucin), no condado de Gömörsk, Hungria.

1179. Giczewski - sobrenome metonímico que significa pernil, presunto; forma figurativa para charcuteiro.

1180. Gidaszewski - um antigo soldado da guarda do Ducado de Varsóvia. Um militar que serviu nesta corporação.

1181. Gidel - sobrenome metonímico que significa nojento, feio.

1182. Giedrewicz - sobrenome patronímico do nome lituano Giedráitis (significa alegre ou brilhante). As formas polacas de Giedráitis são Giedrojc, Giedryk e Giedron. Também um toponímico para Giedrojcie, localidade na região de Vilnius.

1183. Gielar - sobrenome patronímico dialetal do nome Hilary (Hilário em português).

1184. Gielniak - sobrenome metonímico que significa fatia de pão, por extensão, pessoa pobre, paupérrima.

1185. Gielzecki - sobrenome etimologicamente derivado de uma palavra russa para deslizar. Designa um terreno com essa característica, ou o antigo sistema de transporte de gelo ou madeira por espaços nevados.

1186. Giephardt - sobrenome patronímico do nome alemão Gebhardt.

1187. Giera, Gierula, Girsa - pessoa de pernas grandes ou pessoa desajeitada; diz-se também do porco macho grande. Também uma forma regional do nome germânico Gerhardt.

1188. Gierczycki - sobrenome metonímico que significa melindroso, afetado. Também tem correspondência com o item anterior.

1189. Giermasinski, Gieszczyk - sobrenome patronímico do nome Gierwasz (Gervásio em português).

1190. Gierszewski - sobrenome toponímico relativo a Giersz, aldeia na freguesia de Kurowice, comuna de Czarnocin, no antigo condado de Lódz. Também um patronímico do nome Giersz (forma arcaica pomerana do nome alemão Gerhardt). Ainda pode ser um metonímico para "ancião da terra" - forma figurativa para um colono que está há mais tempo numa gleba ou região que os demais.

1191. Gigiel, Gigola - um antigo instrumento de cordas, espécie de violino ou rabeca medieval eslavo. Por extensão, músico. Também pode designar figurativamente pessoa de cintura fina e quadril grande.

1191. Gil - sobrenome toponímico relativo a Gil, aldeia no antigo condado de Ostróda, e Gile, nome de lugar anotado nos antigos condados de Rossienski, Siauliai e Sienski. Também pode ser um metonímico para debulhador, profissional ou local que debulha os grãos de cereais.

1192. Gilmeister - sobrenome metonímico pomerano que significa mestre da guilda, mestre de uma corporação de ofício.

1193. Gilowski - sobrenome toponímico referente a Gilów, no antigo condado de Krasnystaw; Gilowice, observado nos antigos condados de Zywiec e Pszczyna; Gil, aldeia no antigo condado de Ostróda; e Gile, nome de lugar anotado nos antigos condados de Rossienski, Siauliai e Sienski. Também pode ser um metonímico para debulhador, profissional ou local que debulha os grãos de cereais. Por fim, uma forma para descrever alguém com hepatite ou alguém raquítico, que sofre de males que o enfraquecem na maior parte do tempo.

1194. Gimmel - sobrenome de etimologia nórdica para velho, ancião. Por outro lado, pode ter etimologia russa e significa brincalhão, divertido, folgazão. Difícil interpretação precisa, pois deriva de homônimos cujas bases etimológicas são completamente distintas.

1195. Ginter - sobrenome patronímico do baixo-alemão para o nome germânico Günther.

1196. Giryn (1a. vertente) - sobrenome metonímico para pessoa de pernas grandes, pessoa alta.

1197. Giryn (2a. vertente) - sobrenome cracoviano para lugar de folhas vermelhas, por extensão, local de floresta decídua no outono.

1198. Giryn (3a. vertente) - sobrenome metonímico russo para medidor, profissional que faz a mensuração ou pesagem de mercadorias (mormente cereais).

1199. Gise - sobrenome pomerano patronímico do nome alemão Gisulf.

1200. Gläser - sobrenome metonímico alemão  que significa vidreiro, artesão que produz vidro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...