segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Sobrenome Valeixo


"VALEIXO - Sobrenome português de origem espanhola. Vem do topônimo VALLEJO. Esta linhagem nasceu do Vale de Mena, donde o derivado Vallejo, filho do fundador da casa."

FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 29 de Abril de 1994, pág. 02

Sobrenome Vale


"VALE ou VALLE - Sobrenome português toponímico. Moraes: 'Planície ao pé, ou no baixo de um monte, ou entre dois e mais montes'. O Conde Dom Pedro os faz descendentes de Dom Sesnando, fundador do Mosteiro de Oliveira. É seu solar a freguesia do Vale na terra de Valdevez."

FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 29 de Abril de 1994, pág. 02

O dia em que Assis Brasil foi desafiado a um duelo


"Duello

No Correio Mercantil de Pelotas, encontramos este recado telegraphico, procedente do Rio no dia 27 do passado:

'Os jornaes de hoje d'esta capital publicam extractos das actas de um duello mallogrado entre os deputados Assis Brasil, d'esse Estado, e José Hygino, de Pernambuco.

Eram testemunhas d'este os srs. contra-almirante Custodio José de Mello e Almeida Pernambuco, e d'aquelle os srs. dr. Ramiro Barcellos e general Julio Frota.

O sr. José Hygino queria que o combate fosse á espada, arma que nenhum dos contendores sabia manejar.

Foi então escolhida a pistóla, devendo os tiros serem dados á voz de commando.

As testemunhas do sr. Hygino sabendo, porém, que o dr. Assis Brasil é um eximio atirador, e achando-se nas condições do duello eliminado o tiro á queima roupa, recusaram, e de commum accôrdo com as outras declararam o incidente terminado, affirmando terem os contendores dado sufficientes provas de valor e de coragem."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 02 de Março de 1891, pág. 01, col. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...