terça-feira, 23 de julho de 2019

Sobrenome Tabuenca


"Antigo sobrenome aragonês, que está associado à vila de Tabuenca, localizada na vertente oriental do rio Moncayo, correspondente ao distrito judicial de Borja, na província de Zaragoza. Portanto, um sobrenome toponímico.

As linhagens de Tabuenca se estenderão desde muito antigamente por terras aragonesas, especialmente pela província de Zaragoza. Algumas de suas ramais alcançarão a Nobreza.

De uma casa que houve antigamente na povoação zaragozana de Tauste, descendeu o religioso cisterciense Pablo Tabuenca, que viveu entre os séculos XVI e XVII. Foi professor no mosteiro de Santa Maria de Veruela em 1620, com muito destaque nos estudos de Teologia Ascética, Cânones Sagrados e Sagrada Escritura. Também foi abade do citado mosteiro de 1631 a 1640.

Nessa mesma época viveu Agustín Tabuenca, religioso franciscano que nasceu na própria vila de Tabuenca. Foi escritor e predicador oficial da província de Aragão.

Uma linhagem de Tabuenca, documentada desde do século XVIII, teve um solar estabelecido no povoado de Añon, na província de Zaragoza, e dela saiu Pablo Tabuenca, que, em 1738 ascendeu ao título de Infanção junto ao tribunal da Real Audiência de Aragão.

No Arquivo Geral Militar de Segóvia se conserva documentos de Dom Mariano Tabuenca y Lago, que foi tenente-coronel da Infantaria Espanhola no século XIX. No mesmo arquivo, contam-se os oficiais: Victoriano Tabuenca, da Infantaria, em 1808, nobre; Jan Tabuenca y Huerta, da Infantaria, em 1808, nobre; Mariano Tabuenca Lago, Infantaria, 1808, nobre."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...