sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Sobrenome Unhate


"UNHATE - Sobrenome português. Pode vir de 'unhat' e significar 'unha grande', tendo caráter inicialmente metanímico. Também pode estar relacionado a 'unhante', que significa 'veado novo'. Discute-se se é nome de origem ibérica."

FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 21 de Abril de 1994, pág. 12

Sobrenome Umbuzeiro


"UMBUZEIRO - Sobrenome brasileiro de origem tupi. Nome de uma planta. Também designa 'lugar onde há úmbus'."

FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 21 de Abril de 1994, pág. 12

A Hospedaria dos Imigrantes do Cristal


"Sobre immigração

Escreve-nos o delegado de terras e colonisação, em data de hontem:

'A Reforma continúa na ingloria tarefa de phantasiar accusações contra o serviço de colonisação, deturpando tudo e accommodando os menores incidentes á faina de fazer opposição.

No Crystal existem 2.500 immigrantes e não 3.500 como falsamente diz a Reforma. D'estes 2.500, seguem no dia 23 1.200 para diversas colonias.

É tambem falso que haja no Crystal immigrantes que se recusam seguir para as colonias.

Os immigrantes que têm regressado das colonias são pela maior parte os solteiros e alguns chefes de familia que, não sendo agricultores, não se querem localisar; e não pelos motivos que falsamente insinúa a Reforma.

A delegacia das terras não cruza os braços ao serviço publico: o que não póde e nem deve e perder tempo com accusações estultas, despidas de fundamento.

Não ha providencias, póde-se garantir, que não tenham sido tomadas em favor da immigração, sendo ainda falso o que diz a Reforma sobre este ponto.

Os immigrantes que foram enviados ultimamente para Caxias e Bento Gonçalves são familias italianas, que vieram a chamado de seus parentes, já ha muito estabelecidos n'aquellas localidades, e que não vão pesar ao serviço da colonia, sendo ainda sem fundamento o que n'este sentido diz a Reforma.

O que motivou o pequeno ferimento foi um insignificante conflicto que se deu entre um immigrante polaco e um italiano, por questões entre elles e não por ter o polaco feito reclamação alguma.

Esta accusação é intoleravel, pois não ha quem ignore que entre 2.500 individuos de nacionalidades differentes haja um ou outro facto d'esta ordem, sendo de notar-se que é tal a disciplina no Crystal, que a propria Reforma só aponta um unico d'esses pequenos acontecimentos tão vulgares e inevitaveis em grandes reuniões.

A hospedaria possue um carro decente para os enterramentos e quanto á mortalidade seria bom que a Reforma mandasse para ali algum elixir que impedisse de morrer as creanças que chegam já atacadas, nas viagens, de molestias incuraveis, e, sobre tudo isso, a mudança rapida de clima que experimentam.

É uma falsidade inqualificavel avançar-se que o auxiliar de escripta, José Francisco dos Santos Pinto, fosse a Caxias syndicar de cousa alguma; foi, é certo, levar correspondencia urgente ao chefe da commissão.

Deixemos passar as referencias a Alfredo Chaves, que conta como chefe um moço distinctissimo, que está muito acima dos botes venenosos da Reforma.

O que é realmente vergonhosa expressão da Reforma, que é um jornal que se diz serio, esteja diariamente a faltar á verdade para com o publico, fazendo-o convencer do seu extremado amor pelos immigrantes. Não sejam tartufos, senhores da Reforma."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 23 de Janeiro de 1891, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...