terça-feira, 1 de outubro de 2019

Sobrenome Vigil


"Antigo e nobre sobrenome com origem no Principado das Astúrias, sendo um toponímico relacionado à vila homônima que existe naquela região.

Deste sobrenome contam-se casas fidalgas nas localidades de Viérnoles, Villada, Sotodosos, San Cosme de Tornón, Blocona, Oviedo, Sigüenza, Suaca, Brihuega, Seseña e Gudia. De muitas dessas linhagens descenderam vários cavaleiros que alcançaram títulos aristocráticos junto a Real Chancelaria de Valladolid durante os séculos XVI a XVIII.

Também se encontra com frequência pessoas com este sobrenome nas principais ordens militares ibéricas, como nas de Calatrava, Alcântara, de Carlos III, a de São João de Jerusalém e também na Audiência Militar de Oviedo.

Vale lembrar que o sobrenome Vigil também pode ser um metanimico, indicando a função de sentinela. Etimologicamente, enquanto topônimo o termo vigil pode indicar 'posto de vigilância', todavia também pode ter relação com um vocábulo dialetal do norte da Espanha para 'vigoroso'."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Vidal


"A propagação deste sobrenome na Península Ibérica é muito antiga, cujas apresentações principais se notam historicamente na Catalunha, nas terras de Valência e Mallorca. Também não se pode ignorar uma concentração histórica e importante do sobrenome na região do condado de Rousillon, na França.

José de Arévalo assinala duas importantes casas solares, uma nas montanhas de Burgos, na Cantábria, e outra no antigo Reino da Galícia.

Em Aragão, se documenta a presença dos Vidal desde o século XIV. Tiveram um grande e influente solar na vila de Magallón, na província de Zaragoza, sendo que possuíam sepultura propria na Igreja de Nossa Senhora da Horta, na mesma localidade. Desta família saiu um ramal que erigiu uma nova casa na localidade de Tauste, no fim do século XVII.

Outra antiga e casa de Infanções houve em Ribagorza, sendo que, deste solar, descendem os ramais de Castarlenas, Grustán, Graus, Huesca e Zaragoza. De Zaragoza saíram mais dois ramais: um assentado em Fuentes de Ebro e outro radicado em Tarazona.

Vidal é um patronímico do nome latino Vitalis, sendo que as formas Vitale, Vidale, Vidal e Vital são encontradas em todo o Medievo Ibérico e Occitânico, por isso o sobrenome é deveras comum nestas regiões.

Outros importantes solares são percebidos em Salou, no século XIII, e Menorca, no século XVI."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...