quarta-feira, 7 de agosto de 2019

A fábrica de guanos de Gustavo Hugo Elste


"A primeira e mais importante das fabricas de Pelotas, é sem duvida a do Sr. Gustavo Hugo Elste, na Costa, que abrio ao paiz uma nova valvula de exportação, e que utilisa materia prima, até hoje despresada e até nociva para a saude publica.

Ha tempos já demos aos leitores idéa do processo empregado pelo Sr. Elste, o mais incansavel e energico dos nossos industrialistas, e expozemos as vantagens resultantes de sua industria, que reduz o guano artificial (que tem optimo mercado na Europa) as forçuras e todos os outros restos animaes, que em tempos idos não eram aproveitados nas xarqueadas, sendo atiradas ao rio, onde empestavam o ar.

Graças á industria do Sr. Elste, hoje não se perde mais cousa alguma da rez. Suas lanchas a vapor (a fabrica possue 4) e outras embarcações percorrem constantemente as xarqueadas e recebem ali todos os restos animaes, que não eram aproveitados: figados, baços, buchos e tripas, beiços, orelhas, etc., e nem sequer se perde o proprio sangue, porque as embarcações da fabrica o apanham e fervem-n'o logo durante o trajecto, para cujo fim dispõem de caldeirões apropriados, chegando o sangue já fervido á fabrica.

Esta se acha estabelecida na costa e cobre um vasto arraial cercado de grandes e espaçosos edificios mui solidos. A immensa chaminé do estabelecimento de longe o indica.

A vasta área que fica entre os edificios é toda ladrilhada e tem canalisação subterranea, para estar sempre enxuta, porque n'ella se utilisa a acção do sol, n'uma das phases do processo.

Aos visitantes sorprehende á chegada a immensa bulha produzida pelos diversos machinismo, motores, etc. Duas machinas a vapor, ambas de grande força, trabalham ali constantemente. O Sr. Elste, que se acha sempre pessoalmente á frente do serviço, dirigindo tudo, recebe o seu visitante em mangas de camisa e com o suor do honrado trabalho cobrindo-lhe o rosoto, e de bom grado lhe mostra esta sua gigantesca creação, tanto mais apreciavel, quanto teve de luctar durante longos annos contra contrariedades sem fim. Só mesmo a energia, a tenacidade e immensa actividade do grande industrialista podiam vencer tantos obstaculos e chegar a um resultado tão imponente.

Acompanhemos o nosso guia, que com gesto energico, palavra incisiva e olhar intelligente nos explica o complicado mechanismo do seu estabelecimento, começando pelo trapiche junto ao qual ancora a sua esquadrilha a vapor, que recolhe nas xarqueadas das margens do Pelotas e do S. Gonçalo, os residuos que até ha pouco eram atirados ao rio.

Toda essa massa informe, uma vez desembarcada, é levada para o primeiro vasto edificio, onde se acha assente uma immensa machina a vapor, com tres grandes caldeirões de ferro, n'um dos quaes é fervida a massa dos residuos, ao passo que as outras servem para extracção de graxa dos ossos destinados á calcinação (porque o Sr. Elste continúa tambem a fabricar a afamada cinza de ossos); o liquido que sahe do caldeirão em que se ferve os residuos, é logo, por um canal levado ao rio; o condensador da graxa está no mesmo edificio e engenhosamente ligado á respectiva caldeira, sendo de systema inteiramente novo, e muito importante.

Até agora fazia-se esse serviço em tinas de madeira nas xarqueadas, com excepção da do Paredão da Cachoeira, ainda hoje assim é, levando-se 36 horas no processo que com caldeiras de ferro e emprego do vapor póde ser feito em 5 ou 6 horas.

Os residuos fervidos na caldeira são seccados na área, para o que utilisa-se a acção gratuita do sol; n'este estado passam depois para um outro vasto edificio, onde o motor de grande força move uma immensidade de machinas. A primeira d'ellas é o cortador; os grandes pedaços de massa taes como sahem da área, são ali cortados (com machinas) em tiras estreitas.

Depois são levadas ao torrador, uma vasta extensão de chapas de ferro com fogo subterraneo canalisado, em que a massa é cortada e perfeitamente torrada.

Uma vez torrada, é ella sempre mechanicamente levada ao soccador, uma outra machina que reduz os pedacinhos a pó; é engenhosissimo o systema pelo qual, dentro de um cano de madeira, este pó é levado ao alto do edificio, afim de ser despejado no moinho em que é moido e peneirado, sendo logo despejado em saccos que se enchem sem auxilio manual.

Termina ahi o processo; os residuos das xarqueadas se acham reduzidos a um finissimo pó de côr escura e sem cheiro algum, um phosphato que em qualidade nutritiva para o sólo, iguala absolutamente, se não excede, ao melhor guano das costa do Pacifico.

O Sr. Elste, cuja fabrica só agora está completa, e que até hoje trabalhava em proporções acanhadas, ainda assim já exportou 5 carregamentos de guano artificia, que acharam optimo mercado na Europa, e hoje que sua fabrica está completamente montaa, dispondo de innumeras machinas, promptificará um grande numero de carregamentos durante a safra, utilisando todos os residuos de 28 xarqueadas que trabalham em Pelotas.

É um importantissimo ramo de exportação que foi creado pelo Sr. Elste, em lucta com immensas contrariedades."

Fonte: REVISTA DE ENGENHARIA (Rio de Janeiro/RJ), ano III, número 02, 1881, pág. 27


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...