quarta-feira, 27 de maio de 2020

A Tomada de Itajaí


"A tomada de Itajahy

A Gazeta de Blumenau publicou, sobre o memoravel feito d'armas da tomada de Itajahy pela columna do illustre general Lima, as noticias que em seguida inserimos, já traduzidas do original allemão em que foram escriptas.

✤✤✤✤✤

O COMBATE DE ITAJAHY

Como noticiámos no numero anterior, as forças do governo retomaram aos revolucionarios a cidade de Itajahy. Podemos hoje communicar os seguintes pormenores d'esse combate, extraídos de uma carta particular:

Já deveis ter noticia da grande victoria que obtivemos contra o inimigo. Somos senhores da cidade de Itajahy, tivemos 21 feridos levemente e 5 mortos, entre os quaes um alferes do 30o. batalhão de infantaria.

Repellidos da ponte da Canhadura, que o inimigo incendiou e onde se havia intrincheirado, com muitas metralhadoras e canhões revólvers, o cercámos e iniciámos a fuzilaria, á qual não resistiu por muito tempo.

Começámos o combate na tarde de ante-hontem e luctámos até á noite, disparámos 4 tiros de canhão e dispuzemos para a acção sómente 400 homens, ficando de reserva o resto da força.

Isto bastou para amedrontar os bandidos, que durante a noite embarcavam com grande precipitação, tendo caído ao rio um canhão.

O inimigo tinha em sua fortificações em terra e a bordo dos navios Meteoro, Uranus e Progresso 30 canhões, inclusive metralhadoras!!

Foi cobarde, pois, com taes elementos podiam offerecer resistencia prolongada e mortífera, causando-nos muitos prejuizos. A Providencia está comnosco. Os canhões revólvers e as metralhadoras ficaram quasi todas inutilisados.

Breve continuaremos as nossas operações. Tereis uma alegre surpreza.

Apparicio Saraiva aqui chegou a 9, com 600 homens para proteger as forças de Guerreiro.

Foi accommettido na linha de combate de uma congestão cerebral; pensamos que falleceu.

O inimigo teve enormes prejuizos; levou comsigo os feridos e mortos para occultar o numero d'elles; o coronel Vasco Martins, Folião e outros personagens proeminentes da revolução estão feridos.

A licção foi boa.

Arrecadámos uniformes da marinha, armamento e 6000 cartuxos. No campo encontram-se innumeras capsulas de cartuxos.

Durante o combate deram os revolucionarios vivas á monarchia.

Viva a Republica!

- Extraímos da referida carta mais o seguinte:

O Aquidaban chegou á vela a Desterro. Naturalmente deu-se alguma cousa de importancia no Rio que o obrigou a abandonar esse porto.

Salgado retirou-se do commando em chefe das forças revolucionarias, sendo Gomercindo nomeado para substituil-o.

Recebi agora notícia sobre os acontecimentos de Itapocu. Um viva ao povo de Blumenau! Os grupos que appareciam em Jaraguá, parece-me que são desertores das forças que Paulino levou de Lages e agora procuram voltar para a serra.

Os revolucionarios armaram em guerra o vapor Progresso, revestiram-no com saccos de areia e, supprido de canhões e metralhadoras, o destinaram para vigilia.

Affim de manterem o compromisso tomado de nada quererem de Blumenau sinão o livre transito e em reconhecimento aos serviços prestados com o fornecimento de provisões, tentaram destruil-o antes de sua fuga, o que só conseguiam em parte.

As avarias causadas ao Progresso estão reparadas e elle está novamente em serviço.

Como em Blumenau, levaram os revolucionarios o apparelho telegraphico de Itajahy.

Na execução d'esses attentados mostram elles rara habilidade.

Pouco lhes valeu este acto, porque as forças do governo com previdencia trouxeram de Gaspar um apparelho telegraphico, ficando d'este modo restabelecidas as communicações.

O dr. Pedro Ferreira e Eugenio Müller, retidos a bordo do Uranus, foram postos em liberdade.

Terça-feira, á noute, annunciou ao telephone que em alto mar deram 3 tiros de canhão; uma hora mais tarde participaram-nos haver apparecido á barra o Meteóro, sem saber-se com que fim.

Proprios que voltaram de Itajahy dizem que os federalistas soffreram importantes prejuizos; não se pôde determinar o numero de mortos, que não foram por elles conduzidos, como acima escrevemos.

Pessoas que logo após o combate visitaram o campo da lucta, dizem ter havido 185 mortos, numero esse que julgamos excessivo.

Os revolucionarios seriam completamente destroçados si resistissem por mais uma hora, pois ficariam cercados e cortado o caminho da fuga. As forças revolucionarias occupavam as baixadas junto á ponte de Connaduva e d'ahi faziam fogo incessante com pontaria muito alta, razão por que não acertavam. 

As tropas do governo, que estavam a descoberto, foram mais economicas e não desperdiçaram munição.

De bordo do Meteóro foi morto o cidadão Rodolpho Herbet, quando procurava sair de casa.

Em Itajahy a boa gente, como são denominados os revolucionarios, praticou maiores attentados do que em Blumenau: alguns moradores perderam tudo quanto possuíam.

O que existia de mantimentos foi por elles levado, tendo-se encontrado 25 saccos de feijão no Progresso.

O fim era claro; queriam tirar todos os recursos ás forças legaes.

Os males causados aos nossos dois vapores são maiores do que se julgava; não é, porém, por culpa dos revolucionários, que elles podem ser reparados, visto que suppunham tel-os destruido completamente.

O machinista do Progresso, Alfredo Hyppolito do Couto, seguiu com os revolucionarios.

Receia-se que os navios bombardeiem a cidade; Itajahy está sem vida e abandonada, tendo as familias saído em procura de lugar seguro."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 11 de Janeiro de 1894, pág. 04-05

Sobrenome Ortega


"ORTEGA - Sobrenome espanhol. Significa 'codorniz'. Sua procedência é do latim 'ortyx' ou 'ortigys' que, por sua vez, vem do grego 'ortyx' ou 'ortygós'. Todos os termos tem o mesmo significado aludido à ave."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Outubro de 1993, pág. 02

Sobrenome Gurgel


"GURGEL - Deriva de 'gorgel' ou 'gorjal' - parte da armadura medieval que defendia o pescoço. A família brasileira Gurgel provém do francês Toussaint Gourgel (ou Gurgel), natural de Havre, que se casou no Rio de Janeiro com Domingas de Aran do Amaral."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 04 de Dezembro de 1992, pág. 02

Sobrenome Barro


"BARRO - Toponímico. Habitação campestre de pequenas dimensões na acepção antiga. É documentado já no século XIII, com Dominicius Cervelo de Barro. É nome de praia em São Paulo e de localidade em Minas Gerais."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 12 de Agosto de 1990, pág. 03

Cônego José Joaquim da Purificação Teixeira


"Registro mortuario

Ás 8 1/4 da manhã de hoje expirou o estimado e intelligente sacerdote rvm. conego José Joaquim da Purificação Teixeira, vigario da freguezia de N. S. do Rosario.

Contava 64 annos de idade e era natural da Bahia, d'onde viera muito moço para esta capital.

Foi um orador sacro de nomeada famma no Rio Grande do Sul, adquirida pelos eloquentes discursos que pronunciava antes do abatimento physico que, nos ultimos tempos, quasi o havia afastado de todo da tribuna.

Tambem era reputado como mestre de cerimonias habilissimo.

- As cerimonias solemnes da encommendação annunciam-se para amanhã, ás 10 horas do dia, no Cathedral."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Agosto de 1891, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...