sexta-feira, 3 de julho de 2020

Sobrenome Pirajá


"PIRAJÁ - Sobrenome brasileiro, de origem tupi. Significa 'chuva forte e rápida', própria do litoral nordestino. Também pode corresponder a local piscoso - de muitos peixes."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Novembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Lima


"LIMA - Toponímico, isto é, nome de lugar. Provém de Limia, nome pré-romano, de origem celtibera  ou lígure e significa 'esquecimento'. A lenda dizia que 'quem atravessasse esse rio ficaria esquecido de tudo'. Lima é rio de Portugal, com nascentes na Galícia, Espanha. Entra em Portugal nas vizinhanças do Castelo de Lindoso. Tem 230 quilômetros e margens férteis.

Os portadores do sobrenome Lima são muitos, tanto em Portugal como Brasil, com nomes de muito destaque. Entre eles, Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, recordado na cidade de Caxias do Sul."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Junho de 1993, pág. 03

Sobrenome Calasans


"CALASANS - Sobrenome de origem dupla, pois na origem é um toponímico, porém em seu desenvolvimento histórico assume também o papel de um sobrenome de origem religiosa.

Como toponímico, CALASANS, CALASANZ, CALASANZA, CALASÂNCIO (esta forma é exclusivamente portuguesa) remete a vila de Calasanza, no distrito de Peralta, na região de Aragão, Espanha. Portanto, alguém que é nascido neste lugar. Todavia, graças à São José de Calasanza (ou Calasanz), o sobrenome pode ter uma origem religiosa distinta. José de Calasanza viveu entre 1556 e 1648, tendo se notabilizado como fundador das primeiras escolas populares gratuitas da Europa - as Escolas Pias.

Etimologia: Calasanza ou Calazanzo vem de dois termos latinos - 'cala' que significa abrigo e 'sanctus' que significa 'santo'. Seu significado original é 'refúgio santo'.

Personalidade: Pedro de Calasans, poeta brasileiro (1836-1874)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 06 de Novembro de 1990, pág. 03

Joaquina Flora Ribeiro Corrêa


"Registro mortuario

(...)

Em Santa Cruz falleceu, aos 35 annos de idade, d. Joaquina Flora Ribeiro Corrêa, esposa do tabellião Braulio da Costa Corrêa.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Maio de 1892, pág. 01, col. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...