domingo, 9 de fevereiro de 2020

Nossa passagem por Chuvisca/RS


Registro de nossa passagem pela pequena e encantadora cidadezinha de Chuvisca, no centro-sul do Rio Grande do Sul. Detalhe do pórtico. A visita aconteceu no mês de janeiro e também tivemos a oportunidade de adentrar e conhecer o interior do núcleo urbano.



Sobrenome Deusdará


"DEUSDARÁ - Sobrenome brasileiro. A família pernambucana deste sobrenome origina-se de Simão Álvares de la Peña Deusdará. Seu pai, Manuel, na luta contra os holandeses, esgotou todos os seus haveres, todavia exortava os legionários a prosseguirem: 'Deus dará! Deus dará!' (conforme Mário Melo)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 23 de Agosto de 1991, pág. 03

Sobrenome Arrieta


"ARRIETA ou ARIETA - Toponímico basco, cujo significado é pedregal.

Personalidades: Hernani Diaz Arrieta foi jornalista e crítico literário chileno (nasceu em 1891); Rafael Alberto Arrieta, professor e poeta argentino (nasceu em 1889)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 01 de Julho de 1990, pág. 03

Antonio José Siqueira


"Registro mortuario

(...)

Em Sant'Anna do Livramento falleceu o sr. Antonio José Siqueira.

O finado foi o fundador do primeiro jornal que ali se publicou. Era então o Echo da Fronteira, cuja folha, depois de 12 annos de existencia, cessou sua publicação.

✤✤✤✤✤

Falleceram em Pelotas: d. Christina Soares Gomes de Mello, de 84 annos, viuva do major João Gomes de Mello; Cypriana C. Frazão, viuva septuagenaria, sogra do sr. Adolpho Luiz Osorio; Bernardina Vinholes, casada, maior de 50 annos, mãe do sr. Lourenço F. Vinholes, industrial estabelecido n'aquella cidade; e Maria Francisca da Silveira, tia do sr. Annibal Bernardo da Silveira.

✤✤✤✤✤

Em Viamão finou-se no dia 8 do corrente o nosso prestimoso amigo tenente-coronel Narciso Caetano dos Santos, um dos dignos chefes do partido republicano d'aquella localidade, e um considerado cidadão.

✤✤✤✤✤

N'esta capital finou-se hontem a virtuosa esposa do nosso co-religionario José Quintino da Rosa.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Dezembro de 1892, pág. 02, col. 01

Perfecto Garcia Farinha


"Falleceram na cidade do Rio Grande: o subdito hespanhol Perfecto Garcia Farinha, ali estabelecido, e um filhinho do sr. Henrique Hailliot, de nome Alberto e de 5 mezes de idade."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 04 de Março de 1892, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...