segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Histórico do Município de Maringá/PR


"Etimologia. Maringá. Termo híbrido formado pelas palavras 'Maria' e 'ingá'. O termo 'Maria' é nome pessoal feminino, havendo duas possibilidades para sua origem, sendo que ambas vem do hebraico: 1) 'Miriam', formado por 'mar'... gota, e 'yâm'... mar: gota do mar. 2) 'Myriam'... designa vidência, e resultou 'Maria' em latim e grego. O termo 'ingá' vem do tupi 'ingá'... o fruto do ingazeiro, árvore da família Leguminosa (Inga edulis).

Origem histórica. O projeto da cidade de Maringá foi idealizado obedecendo às mais avançadas normas de planejamento, sendo desenvolvido por Gastão de Mesquita Filho e Cássio Vidigal, com base no anteprojeto do urbanista Jorge Macedo Vieira.

Maringá, a princípio simples patrimônio, localizado no interior de Mandaguari, fundado pela Companhia de Terras, não tardou em cumprir sua profecia, tornando-se uma das mais importantes cidades do Estado do Paraná, sendo reconhecida pelo metro quadrado de verde para cada habitante, e por sua qualidade de vida.

Em 10 de maio de 1947, o Patrimônio de Maringá foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Mandaguari. Pela Lei Estadul no. 790, de 14 de novembro de 1951, foi criado o município de Maringá, com território desmembrado do município de Mandaguari. A instalação oficial ocorreu no dia 14 de dezembro de 1952, sendo primeiro prefeito municipal o sr. Inocente Villanova Júnior.

A denominação foi inspirada na canção 'Maringá', de autoria do compositor Joubert de Carvalho, composta em 1931. A sugestão do nome foi dado pela sra. Elizabeth Thomaz, esposa do sr. Arthur High Miller Thomaz.

Para o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, '...segundo se noticiou à época, os dirigentes da Cia. de Terras Norte do Paraná estavam discutindo sobre o nome que seria dado à ova cidade e, então, a senhora de um deles (Elizabeth Thomaz) que estava presente, mas não participando da reunião, perguntou, por que não Maringá? A ideia foi aprovada na hora. Joubert de Carvalho, quando estava compondo a música, originalmente dera à retirante que mais dava o que falar o nome de Maria do Ingá (cidade da Paraíba), depois Maria Ingá e finalmente Maringá."

Fonte: FERREIRA, João Carlos Vicente. Municípios paranaenses: origens e significados de seus nomes. Curitiba/PR: Secretaria de Estado da Cultura, 2006, pág. 188.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...