sábado, 2 de dezembro de 2023

Uruguaiana em 1905

 



URUGUAYANA

O municipio de Uruguayana attrae cada vez mais as vistas e attenções geraes. Sua extensão, seus campos especiaes, dos de melhor qualidade, o desenvolvimento colossal que ali têm tido todos os negocios, as relações, que cada vez mais se entrelaçam com o Estado Oriental e a Argentina, dão-lhe destaque, proporcionando uma situação notavel sob todos os pontos de vista.

A importante xarqueada da barra do Quarahy, o estabelecimento de lacticínios do nosso amigo tenente-coronel Lagranha, fazendas-modelo, como, por exemplo, a do sr. José Maria Bellesa, em nada inferior ás melhores do Uruguay, importantes estabelecimentos industriaes, salientando-se os vinicolas, principalmente o do sr. Luiz Bettinelli e, além desse, o do sr. Telechea, e outros, o prospeto e rico commercio que avulta extraordinariamente, fizeram de Uruguayana um grande e moderno emporio da actividade, vida e labor, que se multiplicam á sombra do regimen politico do Estado e das amplas garantias da situação republicana.

A cidade, que progride a largos passos, extendendo-se dia a dia, apresenta edificação moderna, ruas largas e bem cuidadas, lindissimos predios que offerecem o maximo conforto.

Destaca-se o edificio do Club Commercial, de vastos salões e com todos os serviços e attractivos, e onde se reune a selecta sociedade uruguayanense, brilhante no seu primeiro cultivo e nas relações que naquella nossa cidade cosmopolita confundem, em fecunda confraternisação, brasileiros, hespanhóes, platinos, italianos, francezes, inglezes e allemães.

O municipio, cuja base de vida é a criação pastoril, tem seus campos e invernadas repletos de gados de cria e de córte, fornecendo, em avultada cifra, a materia prima para as xarqueadas do Estado.

Está ali generalisada a selecção no maximo que comportam as circumstancias, os recursos dos estancieiros e as condições de clima, etc. Melhoramentos, experiencias, não cessam de ser realisados, demonstrando que a rotina cedeu o passo a intelligentes iniciativas dos nossos estancieiros, que está em dia com os avanços dos mais adiantados processos usados sobretudo nas republicas platinas concernentes a tal ramo industrial.

São elles que movimentam, em maior escola, as feiras pastoris na fronteira oriental e argentina. De tal natureza são os resultados já obtidos pelos criadores do Estado que, como tem succedido em varios municipios do sul, Jaguarão, Pelotas, Bagé, em Uruguayana e Itaquy projectam-se feiras que exhibirão o rico mostruario do desenvolvimento pastorial d'aquellas zonas.

A cidade de Uruguayana, cujo commercio, como, em geral, todas as classes, merece a maxima protecção, está, para bem dizer, em contacto com as grandes capitaes, Buenos-Ayres e Montevideu, pelas vias ferreas, de uma banda e outra, além da fluvial. Em menos de dois dias se está n'uma ou n'outra cidade, e a preços baratos, sobretudo pela banda argentina.

Assim tambem occorre com o transporte de mercadorias, que é rapido e barato. Em virtude de accordo entre as companhias de estradas de ferro e navegação, esta é insignificante, quasi nulla, occupando-se os vapores no transporte de mercadorias, do porto de Libres, onde os vagões descarregam, ao de Uruguayana.

Essas mercadorias procedem de Buenos-Ayres ou da Europa, via Buenos-Ayres, quando não vem já a um dos portos no Uruguay, o que facilita ainda mais, reduzindo o tempo e o custo de fretes.

Estamos informados de que Uruguayana já possue agentes de casas desta capital e do littoral que ali recebem, com muito mais rapidez e barateza, a importação européa, encaminhada pelo porto do Prata, e destinada ao supprimento da freguezia da fronteira e interior.

Os commerciantes de Uruguayana costumam frequentar pessoalmente as praças da Europa, importanto directamente das fabricas. Si o commercio por atacado tem essa significação, que está longe de ser referida nestas ligeiras notas, não é menos importante, nem menos movimentado o commercio a varejo. Assim, por exemplo, a casa Barbará & Irmãos, só em generos de armazem e vendas á vista, não tem uma media diaria inferior seguramente a dois contos de réis, podendo computar-se noutro tanto os supprimentos a praso na cidade.

Essa acreditadissima casa gyra com diversos ramo de negocios, um colosso de alta valia, espalhando de preferencia, entre os consumidores, artigos nacionaes e de producção do Estado, generos coloniaes, sem prejuizo da grande importação directa que recebe da Europa, dos Estados-Unidos, etc.

Essa casa dá trabalho a algumas dezenas de empregados. Nos balcões de varejo, o serviço incessante é feito, com extraordinaria precisão e presteza, por meninos que ali encontram todo o amparo, protecção e garantia de presente e de futuro, alem de preciosas vantagens de ordem moral e social.

As casas Peró & Cia. Krammer, e outras, de alta importancia, pelas suas operações bancarias e outras, auxiliando o gyro de negocios e a movimentação dos capitaes, prestam reaes serviços a Uruguayana, á fortuna publica e particular, em summa, ao desenvolvimento local, que se reflecte sobre o conjuncto da vida riograndense.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 06 de Maio de 1905, pág. 01, col. 01-02

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...