terça-feira, 18 de julho de 2017

Maragatos


Fonte: NUNES, Zeno Cardoso & NUNES, Rui Cardoso. Dicionário de regionalismos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro Editor, 1982, p. 284-285.

"Denominação dada ao revolucionário ou partidário da revolução rio-grandense de 1893, adepto ao credo político pregado por Gaspar da Silveira Martins e adversário do partido então dominante, chefiado por Júlio Prates de Castilhos.// Revolucionário ou partidário da revolução rio-grandense de 1923, adepto do partido liderado por Joaquim Francisco de Assis Brasil e contrário a Antônio Augusto Borges de Medeiros, governador do Estado. // Federalista.

'Na província de León, Espanha, existe uma comarca denominada Maragatería, cujos habitantes têm o nome de maragatos, e, que, segundo alguns, é um povo de costumes condenáveis; pois, vivendo a vagabundear de um ponto a outro, com cargueiros, vendendo e comprando roubos e por sua vez roubando principalmente animais; são uma espécie de ciganos. Aos naturais da cidade de São José, no Estado Oriental do Uruguai, dão neste país o nome de maragatos, talvez porque os seus primeiros habitantes fossem descendentes de maragatos espanhóis. Pelo fato de os rebeldes em suas excursões irem levantando e conduzindo todos os animais que encontravam, tendo apenas bagagens ligeiras, cargueiros, etc. Como os da Maragatería e porque (com exceções) suspendiam com o que encontravam em suas correrias, aplicou-se-lhes aquela denominação, que aliás eles retribuíram com outras não menos delicadas aos republicanos, a despeito da correção em geral observada por estes em toda a luta.' (Romaguera)

'Ainda hoje (1897), que 11 séculos são decorridos, os maragatos constituem um nódulo distinto ao meio da população lionesa. São ainda os bérberes antigos: usam a cabeça raspada, com uma mecha de cabelo na parte posterior; falam uma linguagem que não é bem castelhana, a qual apresenta uma pronúncia arrastada, dura e lenta, e são geralmente arredios.' (Oliveira Martins, apud Vocabulário Sul-Rio-Grandense, P.A., Globo, 1964, p. 289).

'Trouxera consigo, além do irmão Aparício, um grupo de maragatos do Departamento de S. José, nome por que eram conhecidos os imigrantes de certa região da Espanha, e, que, pelo prestígio do chefe, se estendeu a todos os rebeldes da Revolução Federalista e até, posteriormente, a qualquer adversário da situação castilhista do Rio Grande.' (Arthur Ferreira Filho, Revoluções e Caudilhos, 2a.ed., Passo Fundo, p. 34).

'J.F. de Assis Brasil, o velho líder político maragato, lança 'A Atitude do Partido Democrático Nacional na Crise da Sucessão Presidencial do Brasil', um trabalho que merece ser lido e meditado.' (Pedro Leite Villas-Bôas, Um Quarto de Século de Literatura Rio-Grandense - 1929-1954, in Revista da Academia Rio-Grandense de Letras, no.1, P.A., 1980, p. 125).

'Velho Tropeiro Vicente,
que amas tuas origens...
fibra de velhas raízes, 
em solo duro e ingrato.
Teimoso remanescente
duma raça em extinção...
És caudilho maragato
sem armas nem munição, 
peleando valentemente
na defesa deste chão!'
(Cardo Bravo, Rebeldia, poema)".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...