sábado, 17 de novembro de 2018

Hipólito José da Costa e a Estância de Santana


"Restos mortais do Patrono da Imprensa do Brasil
Claudio Moreira Bento

(...)

DESEJO FRUSTRADO

Hipólito da Costa, dois anos antes de morrer, manifestou desejo de retornar e radicar-se na Estância de Santana, em Pelotas, onde passara o mais feliz período de sua infância (dos 8 aos 18 anos) e que marcou profundamente a sua vida.

Segundo Alcebíades Furtado, ele escreveu para seu irmão, no Brasil, que tão logo arrumasse os negócios da família, radicar-se-ia no Brasil, na Estância de Santana, 'porque nenhum lugar o agradava mais que o Rio Grande'.

Hipólito, após cumprir seu dever para com o Brasil, sentiu o chamamento da querência, desejo de retorno às raízes e o sentimento de saudade - o 'não permita Deus que eu morra, sem que volte para lá!'

O retorno à querência, mesmo através dos restos mortais, é um desejo espiritual do gaúcho que precisa ser atendido.

(...)"

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE (DF), 14 de Março de 1972, pág. 04

Segue abaixo o trecho da carta de Hipólito José da Costa a seu irmão José Saturnino aproximadamente escrita em 1822 em que ele cita o desejo de voltar ao Brasil e à estância de sua infância:

"Eu intentava estabelecer-me no Rio Grande, na fazenda de nosso pay, mas voce me diz que foi vendida; desejaria que voce me mandasse dizer quem a possue e se seria possivel tornar a compral-a, e por quanto; porque eu logo que possa arranjar os negocios de minha familia e cobrar o que aqui tenho, no Brazil me vou estabelecer, e nenhum paiz me agrada mais do que o Rio Grande, e a cultura das terras para o que bem sabe tive sempre a maior inclinação. Comtudo, se depois que fallar aos Ministros no plano que levo dito achar que pode servir á causa publica, ou n'isso lá ou em alguma commissão aqui, de mui bôa vontade applicarei a isso alguns annos mais; porque ainda não perdi o patriotismo, que sempre tive, e parece que quanto mais vivo em paizes extrangeiros, mais saudades tenho do meu, e a minha mulher, posto que ingleza, deleita-se com a idéa de ir para o Brazil. O que aprendi nos Estados Unidos sobre os planos de colonisação, e o que sei na Inglaterra sobre Correios, me fazem persuadir que o meu plano a esse respeito será bem succedido, se cahir em mão que queira ou saiba executal-o."

Fonte: FURTADO, Alcebiades. Biographia de Hippolito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça. In: Revista do Instituto Historico e Geographico de São Paulo, volume XVII. São Paulo/SP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2a. ed., 1942, p. 236.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...