sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 05

 



101. Bähr - sobrenome patronímico do nome alemão Bähr, este por sua vez uma forma curta do Bernhardt (Bernardo em português).

102. Bahr - pode ter associação imediata com o item anterior, bem como ser um patronímico do nome medieval germânico Bero.

103. Baj - sobrenome metonímico que significa contador de histórias, fofoqueiro, tagarela. Também designa uma espécie de pano grosso, macio e felpudo própria da Europa Oriental, bem como um tipo de saia feminina de inverno ou ainda um grosso casaco de lã em algumas regiões. Por fim, pode ser um toponímico relacionado à cidade de Baja, na Hungria.

104. Bajczyk - sobrenome metonímico que significa contador de histórias, fofoqueiro, tagarela. Também designa uma espécie de pano grosso, macio e felpudo própria da Europa Oriental, bem como um tipo de saia feminina de inverno ou ainda um grosso casaco de lã em algumas regiões.

105. Bajda - sobrenome metonímico que significa contador de histórias, fofoqueiro, tagarela. Também designa uma espécie de pano grosso, macio e felpudo própria da Europa Oriental, bem como um tipo de saia feminina de inverno ou ainda um grosso casaco de lã em algumas regiões. Pode ainda ser uma aliteração fonética do antigo termo do alto alemão medieval beute que significa vale. Ainda pode se referir a uma antiga caixa usada em processos de maceração artesanal. Por fim, pode ser um toponímico vinculado à aldeia de Bajda, no antigo condado de Jaslo.

106. Bajena - sobrenome metonímico que significa contador de histórias, fofoqueiro, tagarela. Também designa uma espécie de pano grosso, macio e felpudo própria da Europa Oriental, bem como um tipo de saia feminina de inverno ou ainda um grosso casaco de lã em algumas regiões.

107. Bajewicz - sobrenome metonímico que significa contador de histórias, fofoqueiro, tagarela. Também designa uma espécie de pano grosso, macio e felpudo própria da Europa Oriental, bem como um tipo de saia feminina de inverno ou ainda um grosso casaco de lã em algumas regiões. Por fim, pode ser um toponímico vinculado à aldeia de Bajewo, no antigo condado de Wielczka.

108. Bajk - sobrenome metonímico que significa contador de histórias, fofoqueiro, tagarela. Também designa uma espécie de pano grosso, macio e felpudo própria da Europa Oriental, bem como um tipo de saia feminina de inverno ou ainda um grosso casaco de lã em algumas regiões.

109. Bajorek - uma forma diminutiva para poça d'água, local em que se acumula água. Fio de metal usado em determinados bordados folclóricos; fio de metal trançado; lagoa pequena em zonas próximas à Alemanha; fio dourado usado em vestimentas tradicionais.

110. Bajsicki - sobrenome metonímico que significa contador de histórias, fofoqueiro, tagarela. Também designa uma espécie de pano grosso, macio e felpudo própria da Europa Oriental, bem como um tipo de saia feminina de inverno ou ainda um grosso casaco de lã em algumas regiões. Por fim, pode ser um toponímico relacionado à cidade de Baja, na Hungria.

111. Bajtner - sobrenome metonímico que significa bolseiro, mas também pode ser usado com o significado de desajeitado. Pode ainda ser um patronímico do nome germânico-eslavo Bajt. Também se elenca a possibilidade de ser um patronímico de nomes prussianos como Baytis, Baytike, Baitimo, Baytite.

112. Baklinski - do termo bak que significa murmúrio, arranhão, ruído, zumbido, tumulto (significado amplo). Também: bochecha ou costeleta achatada; uma espécie de torre de observação em zonas litorâneas. Por fim, talvez associado ao termo bakac que corresponde a grito de alegria, grito, exortação.

113. Bal, Baland - feiticeiro, curandeiro, rezador, herbologista. Rolo de pano. No sul da Polônia indica ter origem húngara sem significado suficientemente elucidado. Pode ser também uma forma curta do nome Baltazar.

114. Balcer, Balcerczyk, Balcerzak, Baltzer- sobrenome patronímico do nome Baltazar.

115. Balinski - sobrenome patronímico do nome eslavo Balin ou Balino.

116. Balwierz - barbeiro, cirurgião-barbeiro.

117. Balz - sobrenome patronímico dos nomes Balz, Baldwin, Archibald, Baldomer, etc., todos que comecem com o prefixo Bald- que significa bravo, destemido. Na Europa Oriental existem as formas Baltso, Balto e Baltizo.

118. Balabuszynski, Balbaczynski - sobrenome patronímico do nome Balaban (em bielorrusso e ucraniano é uma espécie de ave de rapina muito apreciada em falconaria). Balaban também é um forma dialetal para batata, podendo ainda ser empregado para denominar um tipo de sino esférico, um arreio e o nome de uma planta. Como metonímico o sobrenome pode ter o significado de atrevido, robusto, alegre, corajoso, folgazão, bagunçado, tagarela.

119. Balaszkiewicz - sobrenome patronímico dos nomes Balaszek ou Balasz. Pode ainda designar um tipo de bata usada particularmente por judeus da Europa Oriental.

120. Balazov - sobrenome patronímico dos nomes Balaz ou Balázs (formas húngaras do nome Blazej, que equivale a Brás em português).

121. Balda - sobrenome patronímico dos nomes Balz, Baldwin, Archibald, Baldomer, etc., todos que comecem com o prefixo Bald- que significa bravo, destemido. Na Europa Oriental existem as formas Baltso, Balto e Baltizo. Também pode ter origem num tipo de tampão de chaminé. O termo também serve para designar uma espécie de pedra nua comum na região de Czorstyn. Por fim, pode ter associação ao termo eslavo baldyga que significa bastão, vara.

123. Baldyga - bastão, vara, cajado, haste, caule. Por extensão, pode se compreender lenhador, mas também aquele que trabalha com um rastelo. Tem o sentido figurado de pessoa alta e desajeitada, bem como rapaz novo desajeitado.

124. Balek - do substantivo balek ou balk que significa viga, entablamento, barra de dois braços na qual as escalas estão penduradas. Está diretamente associado ao contexto da construção civil. O termo também era empregado para indicar um tijolo de forma octogonal procedente da Alemanha. Tem ainda as possibilidades de indicar feiticeiro, curandeiro, rezador, herbologista; um tipo de rolo de tecido; uma forma patronímica do nome Baltazar; ou um nome desconhecido de origem húngara.

125. Balkowiec, Balkun - feiticeiro, curandeiro, rezador, herbologista. Rolo de pano. No sul da Polônia indica ter origem húngara sem significado suficientemente elucidado. Pode ser também uma forma curta do nome Baltazar. Também pode ter correspondência com o vocábulo ucraniano balka que significa desfiladeiro, pequena lagoa numa garganta, estepe baixa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...