terça-feira, 21 de novembro de 2023

Escavação no Forte de Santa Tecla

 



Forte de Santa Tecla

Lê-se no Commercio de Bagé:

"Em companhia de varios amigos fizemos ante-hontem uma visita ao local do antigo forte de Santa Tecla, onde o sr. Bagini Garibaldi está fazendo excavações, de accôrdo com o proprietario do campo onde se acha a velha fortaleza, sr. Manuel Dutra Filho.

A legua e meia a nordeste da cidade, no cabelo mais saliente da serra de Santa Tecla, e a poucas quadras das nascentes do Pirahysinho, encontra-se a lendaria fortificação dos jesuítas, apresentando ainda, depois de quasi dois seculos de destruição, os seus contornos nitidos, as possantes massas de terra de seus baluartes mal disfarçados sob a gramma e a sua praça com os vestigios ainda apreciaveis dos quarteis e outras edificações.

Um quadrilatero abaluartado, com uma area não inferior a 8 mil metros quadrados, assente em um ponto perfeitamente defensavel para as armas de então, deveria ter sido um poderoso elemento da dominação missioneira e hespanhola nestas paragens e por isso de calcular-se de quanta bravura não foi elle theatro até a sua destruição pelos nossos antepassados.

✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯✯

O sr. Garibaldi, nas suas pesquizas, encontrou uma entrada subterranea, e a 12 metros de profundidade, sob o centro do forte, vasto paiol de abobada, entulhado de ossamenta e lodo de que já começou a extracção.

É possível que feita a necessaria limpeza, e como espera o sr. Garibaldi, outras galerias dahi partam, em harmonia com o systema de edificações da Companhia de Jesus.

Não alimentamos, porém, a crença do sr. Bagini, que espera tirar grandes lucros da sua obra, mas acreditamos que seu trabalho não será de todo perdido para o Rio Grande".

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 07 de Fevereiro de 1901, pág. 01, col. 06

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...