quinta-feira, 19 de março de 2020

Sobrenome Manhõs


"MANHÕS - Sobrenome português. Provém do português arcaico 'manhos', que se origina do latim 'magnus' e significa 'grande'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Fogaça


"FOGAÇA - Primitivamente alcunha. Grande bolo, bolo ou presente que se oferece à capela ou igreja, em festas populares e que depois é vendido em leilão. Rapariga que conduz esse bolo em açafate ou tabuleiro. Antigamente: qualquer bolo para festa de batizado ou casamento.

Os Fogaça, em Portugal, estão presentes desde os tempos do rei Dom Fernando (1367-1383)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 31 de Outubro de 1991, pág. 02

Sobrenome Carvalhosa


"CARVALHOSA - Toponímico. Lugar em que há muitos carvalhos. Refere-se também a uma freguesia do Concelho de Passos de Ferreira, Porto, Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 09 de Maio de 1991, pág. 03

Maneco Catharina


"Conflicto e morte

No 15 de Novembro de Bagé, lê-se:

'Manoel Martiniano de Souza, vulgarmente conhecido por Maneco Catharina, era um d'esses bandidos, infelizmente, tão abundante n'este municipio.

Ha dias o sr. delegado de policia, tendo queixa de um cidadão que fôra barbaramente espancado por Maneco Catharina, expediu ordem ao subdelegado do 3o. districto para que o prendesse e mandasse conduzir para esta cidade.

O cidadão Ismael Proença encarregou ao inspector de quarteirão Cypriano Maria de Souza de effectuar a dilligencia.

Esta auctoridade, encontrando Catharina, domingo ultimo, em umas carreiras, deu-lhe voz de prisão; porém o criminoso, em lugar de obedecer á ordem que recebera, arrancou de uma pistola e desfechou-a contra Cypriano, errando o tiro por providencial acaso.

Vendo-se por tal fórma aggredido, o inspector Cypriano lançou mão de uma espada que levava e com ella feriu mortalmente ao criminoso que succumbiu hontem e cujo cadaver foi trazido para a delegacia de policia.

Um irmão de Catharina, que se achava presente, tambem atirou contra Cypriano, negando fogo a pistola.

Foi preso e acha-se n'esta cidade.

Dirigindo-se hontem ao lugar do conflicto afim de tomar conhecimento do facto, o cidadão Ismael Proença foi, de chegada, aggredido por Vicente Caroço, companheiro do morto, que procurou offendel-o de facão, sendo preso no acto e tambem conduzido para esta cidade.

Catharina e Vicente fazem parte de um numeroso grupo de bandidos e aventureiros que infestam o 3o. districto, commetendo toda a sorte de crimes e tropelias e vivendo apenas de roubos."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Junho de 1891, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...